Festa dos Saberes, Tradições e Sabores

Festa dos Saberes, Tradições e Sabores [+] Fotos

O Sporting Clube da Estrada vai realizar, nos dias 29, 30 e 31 de Julho, o evento etnográfico Saberes, Tradições, Sabores.

Desde 2009 tem vindo a ser promovido, pelo Sporting Clube da Estrada, o projecto designado “SABERES-TRADIÇÕES-SABORES”, um evento etnográfico que visa apresentar antigos usos e costumes que caracterizam a história e a identidade das gentes do Concelho de Peniche.

No capítulo de SABERES, estarão patentes ao público as exposições I ARTE AO ENTARDECER (Idosos mas ocupados) com vários artistas do Município, alguns já premiados, e uma exposição fotográfica MOINHOS DO CONCELHO com a colaboração do GPS e do Pelouro Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

Nas TRADIÇÕES e depois de recrearmos, na eira, em 2009 e 2010, a debulha do milho com malhal e a debulha da fava com trilho, respectivamente, temos este ano a ida ao MOINHO onde tradicionalmente se fazia a farinha. Está planeada a visita a 3 moinhos do Concelho. Assim no dia 30 de Julho, entre as 15h00 e as 19h00, realizar-se-á uma visita guiada a alguns Moinhos do nosso Concelho, a qual está sujeita a inscrição: casalsalgueiro@sapo.pt | 262 759 503

No nosso serviço de Bar e na Esplanada disponibilizaremos vários SABORES alguns deles baseados nas receitas com que o nosso Município recentemente concorreu às sete maravilhas gastronómicas de Portugal, tais como pastéis de polvo, broa de milho com sardinhas, broa de milho com torresmos, e petiscos diversos como chouriço assado, salada de polvo, pastéis de bacalhau e as várias receitas constantes do festival do caracol. Ainda neste capítulo os pescadores do Lugar da Estrada oferecem uma sardinhada no dia 30 de Julho, depois da actuação das Marchas de S. Bernardino, dos Casais de Mestre Mendo e do Lugar da Estrada.