Semana Sénior 2011

Semana Sénior 2011
Workshop "Eu e o Outro" - Promoção da Cidadania Sénior

Entre os dias 1 e 9 de Outubro, Peniche irá acolher a edição deste ano da Semana Sénior. O evento é promovido pelo Município de Peniche, em colaboração com as Instituições de Apoio e Serviços a Idosos do concelho, e surge no âmbito do Plano Local de Promoção da Cidadania Sénior para 2011.

Procurando as iniciativas de Promoção da Cidadania Sénior contribuir para o envelhecimento saudável, a Semana Sénior 2011 irá promover um conjunto de acções enquadradas em diversos eixos de intervenção, tais como a saúde, o desporto, a cultura, o lazer e as artes. No seu conjunto, as acções previstas têm por finalidade valorizar o lugar e o papel dos nossos idosos no contexto actual, tendo em conta as suas histórias de vida, o acervo de saberes e experiência que transportam e a função social relevante que exercem, por exemplo, como apoio às famílias na conciliação da vida familiar e profissional. As acções a levar a cabo têm igualmente a intenção de sensibilizar a comunidade em geral para os problemas que afectam a população mais velha, de modo a contribuir para a atenuação de factores indutores de situações de exclusão social como são, nomeadamente, as situações de isolamento e de solidão. Nesta linha, o evento irá proporcionar acções orientadas para o encontro e intercâmbio intergeracional, promovendo o contacto entre idosos e outros grupos etários, com vista a partilha e a troca de saberes e experiências.
 
Faz parte do Programa da Semana Sénior 2011, a realização de um Workshop no dia 1 de Outubro, que irá decorrer entre as 10h30 e as 17h30, no qual irão ser trabalhadas questões voltadas para o desenvolvimento de competências por parte dos profissionais que, de alguma forma, intervêm na prestação de cuidados a idosos. Tendo assim como destinatários os cuidadores formais de idosos (animadores, auxiliares de acção directa, direcção directa, técnicos, voluntários), este encontro irá abranger três áreas específicas, nomeadamente:
  • A "Actividade Física", uma área na qual irá ser trabalhada a vertente da saúde e do movimento, salientando a importância e benefícios da actividade física como promotora de um envelhecimento saudável;
  • O "Atelier de Artes", procurando-se nesta área transmitir a importância da arte como meio de promover o bem-estar dos idosos, através da partilha de diferentes técnicas;
  • E, por último, a "Expressão Dramática", através da qual se pretende salientar a importância da dramatização como meio de comunicação facilitador da interacção entre os diversos actores.
O programa da Semana Sénior conta ainda com uma exposição intitulada "Arte Sénior", na qual estarão expostos trabalhos executados por idosos do concelho; Irão realizar-se também torneios de paulitinho, sueca e loto; Haverá um intercâmbio com outros grupos de idosos, em que estão previstas visitas ao Quartel Militar e à Escola Profissional Agrícola da Pontinha, com almoço piquenique. A semana irá fechar com uma sessão que se designou “Recordar é viver…”, na qual será feita a apresentação de um filme que registou e fará reviver as várias actividades realizadas ao longo do ano, servindo como mote para, em conjunto com os idosos, se proceder à avaliação do que foi feito este ano no âmbito do Plano Local de Promoção da Cidadania Sénior e, a partir daí, fazer a planificação das acções para o próximo ano.
 
 
NOTÍCIAS RELACIONADAS:


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.