Ato inaugural do Museu de Serra d’ El-Rei D. Pedro I

Inauguração do Museu de Serra d’ El-Rei D. Pedro I [+] Fotos

A intervenção de abertura coube ao Presidente da Junta de Freguesia de Serra d´El-Rei que saudou os presentes e a quem agradeceu a participação no ato inaugural do Museu de Serra d’ El-Rei D. Pedro I.

Descreveu, sintetizando, o historial de ações que ao longo de cerca de sete anos foi necessário concretizar, um processo que envolveu diferentes mandatos autárquicos, quer na Câmara Municipal de Peniche, quer na Junta de Freguesia de Serra d´El-Rei.

O Sr. Presidente da Câmara, na sua alocução, manifestou o agrado pela concretização da nova oferta cultural no Concelho de Peniche, enfatizando o envolvimento da estrutura Municipal na concretização da obra, nomeadamente dos seus trabalhadores: operários, criativos e técnicos superiores. A elaboração de um protocolo de gestão do espaço será uma das próximas tarefas a concretizar, conforme foi referido na sessão que igualmente contou com a presença do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, a quase totalidade dos membros do executivo Municipal, atuais e ex-autarcas do Concelho.

O público, que lotou a sala, pôde ainda ouvir a intervenção do Doutor Jorge Pereira Sampaio, Técnico Superior da Direção Geral do Património Cultural, Membro da Fundação Inês de Castro e da Associação Amigos de D. Pedro e Inês, Comissário para as Comemorações da Morte de D. Pedro I e Doutorado em História. Após ser referida a importância do exemplo que uma pequena Vila pode dar na promoção e fruição da Cultura, fez-se uma vista guiada pela exposição sob o mote “Pedro e Inês na História de Serra d’ El-Rei”.

No final foi servido um Porto de Honra.