Mais qualidade com cerca de 200.000 € de investimento – Peniche Ano letivo 2014/2015

Mais qualidade com cerca de 200.000 € de investimento – Peniche Ano letivo 2014/2015

A abertura oficial do ano escolar está marcada para as 10h30 de domingo, 14 de setembro, na EB1 de Serra D’El-Rei, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia. A Autarquia mantém o empenho de melhoria constante do parque escolar e do apoio complementar aos alunos e às famílias. É a pensar na comunidade educativa que têm sido criadas condições e melhoradas as existentes para que, no período de permanência nas Escolas e Jardins de Infância, os alunos e crianças possam usufruir do espaço – Escola, com condições adequadas ao seu desenvolvimento. O investimento total cifrar-se-á em cerca de 200.000 euros, com fundos próprios e com obras executadas por administração direta.

É nesta ótica de melhoria que se inserem as importantes obras de reabilitação e ampliação da EB1 de Ferrel, EB1 de Serra D’El-Rei e da EB1 de Atouguia da Baleia. Atualmente existem nas Escolas e Jardins de Infância equipamentos próprios e adequados a cada faixa etária, como é o caso dos parques infantis, espaços polidesportivos, áreas apropriadas para a realização de jogos tradicionais, assim como espaços verdes e hortas pedagógicas.

Para este ano letivo que se inicia, realizámos significativas intervenções de reabilitação e alargamento das Escolas das sedes das três freguesias rurais - Atouguia da Baleia, Ferrel e Serra D`El-Rei.

Na EB1 de Serra D’El-Rei foram executadas as seguintes intervenções: Remodelação das instalações sanitárias, inclui-se a construção de instalações para pessoas com mobilidade condicionada; eliminação de barreiras físicas de forma a criar condições de acesso a deficientes e/ou pessoas com mobilidade condicionada, no pátio escolar e edifícios, ou seja em todo o estabelecimento de ensino; campo exterior de futsal vedado e com piso em relvado sintético; parque infantil com aproveitamento e relocalização dos equipamentos infantis existentes; área pavimentada em betão pintado, destinadas aos jogos tradicionais ou outras atividades lúdicas e recreativas; zona em terra batida para jogos tradicionais ou outras atividades lúdicas e recreativas; aproveitamento das árvores existentes, incluindo a relocalização de exemplares de menor porte, para potenciação das áreas de recreio e circulação e melhoria do recurso a mobiliário urbano.

Na EB1 de Atouguia da Baleia realizaram-se as seguintes intervenções: reabilitação e pintura de todas as salas de aula (tetos, paredes e chão); construção de 10 wc; reabilitação dos pátios cobertos; remoção do pavilhão e substituição por um novo pavilhão adequado ao funcionamento de uma sala de aula (incluí aquecimento e ar condicionado); aplicação de pavê em parte substancial do recreio; execução da rede drenagem de águas pluviais; construção de polidesportivo; substituição de telheiro; execução de canteiros na zona frontal da Escola.

Na EB1 de Ferrel estão em fase de conclusão as seguintes intervenções: ampliação do edifício da EB1 para criar novos espaços assegurando as condições de acessibilidade, com espaço polivalente; cozinha/copa e despensa de apoio; zona de refeitório (com serviço de refeições diárias); sala para alunos com Necessidades Educativas Especiais; equipamentos sanitários para alunos, professores e deficientes e/ou pessoas com mobilidade condicionada. Campo exterior de futsal vedado e com piso em relvado sintético; parque infantil com equipamentos diversificados; áreas pavimentadas em betão pintado, destinadas aos jogos tradicionais ou outras atividades lúdicas e recreativas; zona em terra batida para jogos tradicionais ou outras atividades lúdicas e recreativas; alinhamento de árvores em caldeira na zona norte do pátio escolar para proteção dos ventos dominantes; colocação de árvores na zona sul do pátio escolar para sombreamento e conforto bioclimático da área de parque infantil; colocação de floreiras amovíveis que permitem a sementeira e/ou plantação de espécies aromáticas, hortícolas ou outras;

Recentemente, o Município foi informado que o Centro de Animação Infantil e Comunitário de Peniche – CAIC, encerraria já este ano letivo, juntamente com a sala de multideficiência da EB1 de Geraldes. Mais uma vez lamentamos que o trabalho desenvolvido por estes dois estabelecimentos de Ensino e de Educação, que procuram responder a um contexto socioeducativo peculiar, tenha sido totalmente ignorado pelo Ministério da Educação e Ciência.

Lamentamos que só hoje, e a poucas horas do regresso às aulas, a CMP tenha tido conhecimento, através do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, que o Sr. Secretário de Estado da Educação tenha comunicado a sua decisão final sobre o encerramento de duas Escolas no Município de Peniche – a EB1 de Casais Brancos e a EB1 de Casal da Vala. A CMP é absolutamente contra o encerramento que nos estão a impor, esta é mais uma decisão lamentável e sem qualquer justificação pedagógica, revelando que o governo nunca teve uma postura de negociação com as autarquias locais.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.