O verão em destaque no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Património do mês de agosto: Praia dos Banhos de S. Bernardino

No concelho de Peniche, tal como em toda a região Oeste, as praias com as tradicionais barracas de tecido riscado eram, e são, uma das imagens de marca. Em agosto, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, destacam-se as memórias das épocas balneares.

A aldeia litorânea de S. Bernardino, na freguesia de Atouguia da Baleia, tem diversos focos de interesse patrimonial, entre os quais as suas Praias. A norte das Praias dos Pedrógãos e dos Frades – sob o Convento de S. Bernardino – estende-se a afamada Praia dos Banhos. Caracterizam-na as barracas de praia (alugadas ao dia, semana ou época), o “banheiro” (nadador-salvador), os veraneantes, as arribas, a beleza natural…

Da década de 1980 até início do séc. XXI, Humberto Santos e a família foram nadadores-salvadores e concessionários nesta praia. Espólio evocativo deste período, cedido por Esmeralda Santos, está exposto, durante o mês de agosto, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: a barraca da praia, as bandeiras de sinais – verde, amarela, vermelha –, os uniformes de nadador-salvador e vigia, … As fotografias de diferentes épocas permitem ilustrar sob diversos ângulos esta praia, convidando à rememoração e a um passeio à beira-mar numa das maravilhosas praias do concelho.

Na sequência do projeto “Inventário Participativo do Património Cultural”, no âmbito do qual se procede, desde 2010, ao levantamento dos ativos patrimoniais das diversas localidades da freguesia de Atouguia da Baleia em estreita articulação com as associações e populações locais, o Património do Mês de agosto resulta da continuada colaboração entre a União Cultural e Desportiva de S. Bernardino e o CIAB / Câmara Municipal de Peniche.

O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia está aberto ao público de terça-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 e às 18h00. Aguardamos a sua visita!

CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA

Rede Museológica do Concelho de Peniche