Município de Peniche desenvolve projecto de Centro Interpretativo de Atouguia de Baleia: Comunidade inventaria o seu património cultural

[+] Fotos

Está em desenvolvimento o projecto de inventário participativo do Património Cultural de Atouguia da Baleia. Este projecto, associado ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB), visa o levantamento dos activos patrimoniais da freguesia, em estreita articulação com a comunidade local.

O inventário participativo será posteriormente alargado a outras freguesias do concelho.
Estão a ser desenvolvidas sessões de inventário com a participação da população, numa co-organização entre a Câmara Municipal e as colectividades e associações locais. Neste sentido, já se realizaram tertúlias em Atouguia da Baleia, S. Bernardino, Geraldes e Lugar da Estrada, nos meses de Fevereiro e Março.

Integrado na Rede Museológica do Concelho de Peniche, o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia é um projecto coordenado pela Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia e Fábrica Paroquial, tendo a sua sede na igreja de S. José e edifício anexo, em fase de construção, na Vila de Atouguia da Baleia.

O CIAB tem como objectivo proporcionar uma visão integrada da região histórica de Atouguia da Baleia englobando conhecimentos de diversas áreas científicas, numa perspectiva interdisciplinar. A igreja de S. José dará lugar a um espaço multi-usos, onde se realizarão exposições temporárias, conferências, concertos, entre outros eventos.

O CIAB será um pólo de desenvolvimento local e factor de atracção de turismo cultural através das exposições e actividades patentes no próprio espaço museológico mas também pela valorização de circuitos contemplando outros sítios de interesse patrimonial do concelho.

Este é um núcleo que ultrapassa as paredes do seu edifício sede, sendo fundamental para a concretização da sua missão a participação das populações locais na sua implementação e nas actividades que venham a ser promovidas.