Exposições e conferência sobre José Saramago assinalam o início de programa local dedicado a este vulto da literatura mundial

Exposições e conferência sobre José Saramago assinalam o início de programa local dedicado a este vulto da literatura mundial
"José Saramago 90 anos"

Dando início a um programa local evocativo da vida e obra literária de José Saramago, desenvolvido pelo Município de Peniche em parceria com a Fundação José Saramago e a FNAC Portugal, decorrerá, no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 16h00, na Fortaleza de Peniche, a inauguração das exposições "José Saramago 90 anos” e “José e Pilar – fotografias da rodagem do documentário".

A exposição "José Saramago 90 anos", produzida pela Fundação José Saramago, e que o Município de Peniche agora expõe, apresenta um conjunto de retratos deste escritor da autoria de nove ilustradores convidados, sete portugueses e dois espanhóis: André Carrilho, Alex Gozblau, Cristina Sampaio, Gonçalo Viana, Javier Olivares, João Fazenda, João Maio Pinto, Luis Grañena Lopez e Tiago Albuquerque. A este registo juntam-se textos e dados biográficos do escritor, em português e inglês, retirados da obra "José Saramago nas suas palavras", organizada por Fernando Gómez Aguilera.

Evocando igualmente este vulto da literatura mundial, laureado com o Nobel da Literatura em 1998, a autarquia apresenta a exposição "José e Pilar – fotografias da rodagem do documentário", produzida pela FNAC Portugal. Esta exposição constrói-se sobre o processo de criação, produção e promoção do romance "A viagem do elefante". Através da objetiva de Susana Paiva e de Mário Costa, são captados os momentos que não couberam no filme, sobretudo em Lanzarote e Azinhaga, a terra de adoção e origem de Saramago, bem como as imagens de um documentário imperdível.

Após a abertura destas exposições terá lugar uma conferência pela Dr.ª Pilar Del Rio, intitulada "José Saramago, Liberdade e Cidadania", evento que abre o ciclo de 2013 das Conferências do Forte, evento que desde 2010 se realiza na Fortaleza de Peniche, versando a valorização da memória histórica associada a este imóvel e a divulgação de temas ligados à matriz identitária local.

A Dr.ª Pilar del Rio, jornalista e escritora, casada com José Saramago entre 1988 e 2012 (data da sua morte), assume presentemente a direção da Fundação José Saramago, entidade que se dedica à divulgação da obra literária do referido escritor e, de uma forma mais abrangente, à promoção da cultura.

As exposições "José Saramago 90 anos" e "José e Pilar – fotografias da rodagem do documentário", estarão abertas ao público até ao próximo dia 31 de março, podendo ser visitada na Fortaleza de Peniche, de 3ª Feira a Domingo, entre as 9h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00.
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.