MEGA EVENTO DEDICADO ÀS RENDAS DE BILROS DURANTE O MÊS DE MARÇO, NAS ESCOLAS DO 1º CICLO, EM PENICHE

As Rendas de Bilros vão à Escola

O Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Peniche realizará, em colaboração com os vários Agrupamentos Escolares do Concelho de Peniche, o maior evento de sempre designado, “As Rendas de Bilros vão à Escola”, em todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

Este evento consegue abranger cerca de 1200 alunos, dedicando-lhes um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas associadas à arte de tecer a Renda de Bilros, com o objetivo de fomentar o interesse pela sua aprendizagem.

Além das atividades que decorrerão ao longo de todo o mês, com realce para a dinamização de um peddy-paper temático, destacam-se as inúmeras iniciativas que acontecerão no dia 25 de março, no Pavilhão da E.B. 2,3 D. Luís de Ataíde.

Este local acolherá, pela primeira vez, a maior concentração da comunidade educativa e será transformado num espaço de experimentação dedicado à arte de rendilhar, onde dezenas de rendilheiras ensinam a sua arte aos mais novos. Contemplará também um espaço tecnológico onde poderão ser vistos os trabalhos em animação digital que integram o ‘kit pedagógico’ da Renda de Bilros, um espaço dedicado a jogos tradicionais, à exposição dos inúmeros trabalhos realizados pelos alunos no âmbito das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), entre outros.

Pretende-se que este mês seja marcado pela celebração, em todas as Escolas do 1º ciclo,  do elemento patrimonial mais emblemático do Concelho de Peniche – A Renda de Bilros  e que consiga dar o mote para a aprendizagem da arte de tecer a Renda de Bilros por parte dos mais pequenos.