5º Aniversário do projeto "A poesia anda por aí" dinamizado pelo Município de Peniche

5º Aniversário do projeto
A poesia anda por aí… [+] Fotos

No próximo dia 21 de março, data em que se assinala o Dia Mundial da Poesia, terá lugar pelas 21h30 no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) uma sessão do projeto "A poesia anda por aí" que pretende comemorar o 5º aniversário deste projeto municipal.

Esta sessão, que terá como tema “Os poetas de Amália”, integra-se simultaneamente no programa do 3º aniversário do CIAB, contando com a participação especial do ator José Boavida e de Rafaela Jacinto.

Os Poetas de Amália

Amália Rodrigues começou a cantar em 1939. Logo nos retiros fadistas, cantou os letristas da altura como Linhares Barbosa, Jaime Santos, Joaquim Pimentel, Frederico Valério, Amadeu do Vale, Silva Tavares, José Galhardo, entre outros. Mas Amália buscava uma poesia diferente, sendo fundamental Pedro Homem de Mello, com “Fria Claridade”, e David Mourão Ferreira, com “Primavera”. O encontro com Alain Oulman proporcionou a descoberta de poetas do século XII, sem nunca deixar os poetas populares: Vasco Lima Couto, Pedro Tamen, El-Rei D. Dinis, João Roiz de Castelo Branco, Almeida Garret, Afonso Lopes Vieira, Mário de Sá Carneiro, José Carlos Ary dos Santos, Alexandre O’Neill e Manuel Alegre.

Convidados especiais

A par dos dizedores locais, esta sessão do projeto "A Poesia anda por aí" tem a participação de José Boavida e Rafaela Jacinto.

Ator e encenador português, José Boavida trabalhou no Teatro da Barraca de 1992 a 1977, com encenações de Hélder Costa, Mª Céu Guerra e Rui Luís Brás, e no Teatro Aberto / Novo Grupo, entre 1999 e 2000, sob encenação de João Lourenço. No Cinema, participou em diversos filmes, tais como “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros; “Até amanhã camaradas” de Joaquim Leitão; “O mergulho” de Jorge Paixão da Costa e "Amália – O Filme"  de Carlos Coelho da Silva. Tem várias participações em séries e telenovelas nas três televisões generalistas portuguesas, entre as quais “Dancin Days”, “Laços de Sangue”, “Morangos com Açúcar”, "Conta-me como foi", "Inspector Max" e os "Jornalistas" estando, presentemente, no elenco de "Bem-vindo a Beirais".

Rafaela Jacinto é finalista do Curso Superior de Teatro e Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Amadora. A vocação nesta área despontou após a frequência dos Workshops de Interpretação Teatral, promovidos pela Câmara Municipal de Peniche entre 2011 e 2012, com Luísa Ortigoso, atriz que a preparou, igualmente, para os exames de admissão.

O projeto "A poesia anda por aí": cinco anos a percorrer o concelho

O projeto "A poesia anda por aí", desenvolvido pela Biblioteca Municipal, teve a sua primeira sessão em 20 de março de 2010, levando desde aí mensalmente a poesia a diversos locais do concelho, particularmente a locais não-convencionais, numa aposta na descentralização da oferta cultural concelhia. Desde essa data foram realizadas 42 sessões, contando com a participação de centenas de pessoas.

3º Aniversário do CIAB
No âmbito do 3º aniversário do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, celebrado a 17 de março, o Município de Peniche promove várias atividades culturais de entrada livre e abertas a toda a comunidade. Antecedendo a Sessão de Poesia de dia 21, haverá um Concerto de Música de Câmara Contemporânea com Luís Guerreiro (trompete), Miguel Falcão (contrabaixo) e Paulo Duarte (guitarra), a 14 de março, pelas 21h30, e, a 19 de março, pelas 19h30, a tradicional Missa em honra de S. José, seguida de confraternização.

Para mais informações, contacte através de 262 758 644 / ciab@cm-peniche.pt ou consulte o link: 3º Aniversário do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.

Esperamos por si!