NATAL PENICHEIRO - Exposição e Oficina de Presépios no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

NATAL PENICHEIRO - Exposição e Oficina de Presépios no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
Exposição e Oficina de Presépios no CIAB

Inaugura a 6 de dezembro, pelas 16h00, a Exposição "O Presépio português, para lá do barro! Coleção de Rosa Nunes", que estará patente na nave da Igreja de S. José, Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, até 6 de janeiro de 2015.

Associada à Exposição, irá decorrer uma Oficina de Construção de Presépios de Natal, com materiais originais, inspirados nos trabalhos expostos. Esta Oficina de expressão plástica, de teor gratuito, é direcionada a público infanto-juvenil, entre os 6 e os 12 anos de idade, sendo a inscrição prévia obrigatória pelos contactos 262 758 644 ou ciab@cm-peniche.pt. Será dinamizada no dia 20 de dezembro, pelas 10h30, no CIAB, no âmbito do Serviço Educativo da Rede Museológica do Concelho de Peniche.

A Exposição "O Presépio português, para lá do barro!" procura apresentar, com base em cerca de uma centena de trabalhos selecionados da coleção de Rosa Nunes, o presépio português numa perspetiva distinta, que se desloca do tradicional presépio em barro, privilegiando, pelo contrário, peças originais construídas em materiais diversos.

Maria Rosa Nunes nasceu em Lisboa em 1962 e é Educadora de Infância de profissão. Desde pequena que gostou do colecionismo, tendo iniciado uma coleção de postais com paisagens de todo o mundo aos 5 ou 6 anos de idade, a qual possui atualmente cerca de onze mil postais. Tornou-se colecionadora de presépios nos primeiros anos do séc. XXI, mas o seu gosto pelos mesmos surgiu logo na infância, quando via e ajudava a sua mãe a montar o presépio durante a época natalícia. A coleção de presépios de Rosa Nunes começou quase por acaso, sempre associada ao sentimento de felicidade que essas peças lhe inspiravam e às memórias da sua infância. Na impossibilidade de possuir todos os presépios de que gostaria, a colecionadora optou por diversificar os materiais das peças da coleção, de modo a tentar ter um exemplar de cada material ou de cada país. Neste momento possui cerca de 650 presépios, de cerca de 20 países, a maior parte de cariz artesanal.


Tanto a Exposição como a Oficina de expressão plástica integram o Programa Natal Penicheiro. A não perder!

> Cartaz do evento (pdf)


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.