UM INVESTIMENTO MUNICIPAL QUE RONDOU 250 MIL EUROS

PENICHE CONCLUI OBRA DA CASA MORTUÁRIA

Casa Mortuária Municipal [+] Fotos

A Câmara Municipal de Peniche inaugurou hoje, 27/03/2014, a nova Casa Mortuária municipal. O equipamento, há muito desejado pela população, localiza-se na freguesia de Peniche, no Concelho de Peniche, sendo adjacente ao cemitério existente.

A solução arquitetónica encontrada adota uma linguagem estética e técnica referente à arquitetura contemporânea, procurando o máximo aproveitamento das qualidades climáticas e geográficas do local.

O edifício não possui qualquer tipo de simbologia religiosa, para que possa ser utilizado por membros com diferentes crenças religiosas e adaptado consoante as suas práticas e necessidades.

A casa mortuária é composta por cinco câmaras ardentes, uma capela, uma instalação sanitária comum, um vestiário e uma pequena sala de arrumos, desenvolvendo-se numa área bruta total de construção de 390 m².

A sua organização interna acentua de forma evidente a sua função, estando muito voltada para si mesma, quase sem aberturas para o exterior ao nível dos olhos. A volumetria simples do edifício concentra-se num único volume branco, multifacetado, de geometria irregular e arestas vivas, assemelhando-se a um Origami.

Os processos construtivos adotados são modernos e eficientes, assim como as soluções técnicas, de fácil execução, visando a otimização dos custos de obra e a sustentabilidade energética e ambiental.

A Casa Mortuária está, ainda, dotada de todas as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Esta obra teve um custo de cerca de 250 mil euros totalmente suportados pela autarquia e foi executada por administração direta. Sublinha-se também o apoio das freguesias da cidade de Peniche para a construção dos arranjos exteriores deste novo e importante equipamento municipal.

> Edital N.º 36/2014 - Utilização da Casa Mortuária de Peniche (pdf)

> Planta da Casa Mortuária (pdf)