PRESS RELEASE - Rip Curl Gromsearch

[+] Fotos

RIP CURL PRO SURF & MUSIC FESTIVAL arranca com surfistas cheios de garra Marc Audo e Carina Duarte vencem Rip Curl Gromsearch!

As condições não eram as melhores, mas não foi o mar desordenado e o vento forte que impediu os jovens surfistas, nacionais e internacionais, de se fazerem às ondas do Lagido esta quinta-feira e mostrar porque são considerados jovens esperanças do surf.

Numa prova que terminou relativamente cedo, Marc Audo e Carina Duarte venceram as suas categorias e somam e seguem em direcção à final internacional do Rip Curl Grom Search, a ter lugar em Newquay, Inglaterra, no próximo mês de Agosto.

Na final masculina cada atleta defendia as cores da sua bandeira: Borja Agote vinha do País Basco, enquanto Othmane Choufani viajou de Marrocos. Por Portugal, as honras da casa eram feitas por Francisco Alves, mas foi o francês Marc Audo que conseguiu o feito de ganhar esta etapa do Rip Curl Grom Search.

Residente em Portugal há 13 anos e em terras algarvias há seis, Marc Audo estava eléctrico no final da prova e muito confiante quanto ao futuro. “Correu-me muito bem. Nas meias finais fiquei desiludido por ter passado em segundo, mas isso até acabou por fazer crescer a minha raiva para ganhar hoje. Ainda por cima, sendo esta uma competição da Rip Curl [seu patrocinador], dei o meu melhor!”, disse no final o franco-algarvio, que conseguiu a proeza de deixar os seus adversários a necessitar de combinação de duas ondas para o ultrapassar: “Observei muito bem o mar antes dos meus heats e sabia exactamente onde ir buscar as ondas mais pontuáveis”.

Quem fará companhia a Audo em Newquay é Francisco Alves, que, embora se tenha classificado em segundo lugar, foi o melhor português em prova e terá agora a responsabilidade de representar o nosso país na final internacional do Rip Curl Grom Search.

Já nas meninas, apesar do bom regresso de Nicole Mota às lides competitivas, Carina Duarte mostrou, do alto dos seus 13 anos, que está para ficar e que, a partir de agora, é sempre a subir. “O mar estava difícil e, de início, ainda estranhei um pouco a regra da prioridade, mas depois adaptei-me e consegui apanhar algumas ondas boas”, conta a surfista, que parte agora para a Nazaré para participar em mais uma prova desta modalidade.

A prova correu bem”, diz António Pedro da Alfarroba, confessando, contudo, ter ficado um pouco decepcionado com a falta de afluência a este Rip Curl Grom Search.: “Tivemos menos inscritos do que estávamos à espera e isso é uma pena. Acho que devia haver mais interesse por parte dos mais novos neste tipo de eventos, onde todas as condições são dadas e o vencedor tem ainda a hipótese de ir competir lá fora, com tudo pago!”.

Para António Pedro, o dia de hoje serviu para testemunhar, uma vez mais, o fantástico surf dos atletas algarvios, que têm invadido as competições nacionais num número cada vez maior, bem como “fazer os últimos acertos técnicos para estar tudo perfeito para a prova que amanhã se inicia”.

Com o primeiro dia do Rip Curl Surf & Music Festival concluído, os olhos já estão postos na 20ª edição do Rip Curl Pro, que começa amanhã, pelas 9h, também no Lagido.

Esta prova tem transmissão directa através da Internet com imagem som e pontuações, logo, pode seguir tudo o que se passa na praia através do endereço http://surf.sapo.pt . Caso não tenha acesso à Internet, pode saber as novidades mais importantes ligando para o número 96 TMN SURF (ou seja, 96 866 78 73).

Por tudo isto, encha o seu fim-de-semana prolongado e a sua Páscoa de muito surf e boa música! Até já!

O Rip Curl Pro e o Rip Curl Grom Search são uma realização da Alfarroba, para a Rip Curl, e contam com patrocínio das marcas Nokia, B! e Tmn, e com os apoios da Câmara Municipal de Peniche, Renault, Sapo.pt, Pólen Surfboards, Fonte Viva, LG Computadores, Triumph Motorcycles, Konica Minolta, Península de Peniche Surf Clube, Hotel Sol Peniche e Surfrider Foundation Europe.

Para ajudar na divulgação do Rip Curl Pro contamos com a importante ajuda da Antena 3, Correio da Manhã, Sport Tv, Record, RTP, Surf Portugal, Sport Life, Surf.Sapo.Pt, Surflower.com, Hi-Life.Tv e revista PcMais.

Toda a informação está disponível em: