Mostra Internacional de Rendas de Bilros

Mostra Internacional 2011 - Rendas de Bilros de Peniche

A Câmara Municipal de Peniche irá promover, de 21 a 24 de Julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros.

Esta iniciativa visa realçar a importância da mulher Rendilheira e da arte de tecer a Renda de Bilros. Pretende divulgar, em simultâneo, trabalhos em Rendas de Bilros, elaborados em vários países europeus, tais como: Bélgica, França, República Checa, Malta, Rússia, Hungria, Bélgica, Itália, Espanha, País de Gales e Polónia. Trata-se do evento com maior número de delegações estrangeiras a ter lugar em 2011, na Europa. Durante o fim-de-semana, prevê-se a participação de 300 Rendilheiras a trabalhar ao vivo, no Jardim Público, na cidade de Peniche.

O evento contará com a divulgação de resultados do “XIX Concurso de Rendas de Peniche”, na qual participaram 100 Rendilheiras, com uma oficina de técnicas internacionais de Rendas de Bilros dinamizada, este ano, pela comitiva proveniente da Rússia e com animação que reflecte a cultura e tradição da Região Oeste.

Os Desfiles “Rendas na Moda” são um dos pontos altos do evento. Para além de mostrarem algumas criações internacionais, serão apresentados os coordenados (fatos) que os criadores do CIVEC - Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção (actual Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios), aceitando o desafio da Câmara Municipal de Peniche , desenharam e executaram, inspirados no “Mar”. Os mesmos contam ainda com a colaboração de jovens modelos que fazem parte da Associação de Criatividade do Seixal – N.estilos.

Esta organização da Câmara Municipal de Peniche é co-financiada pelo programa PROMAR e tem os apoios da MC Expo; Mútua dos Pescadores; Clube Recreativo Penichense; N.estilos -Associação de Criatividade do Seixal; Associação Peniche Rendibilros; Associação Comercial Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche (ACISCP); Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria; Bombeiros Voluntários de Peniche e Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios.

PROGRAMA:

Dia 21 de Julho (Quinta-feira)

15h00 -
Oficina de Técnicas Internacionais de Rendas de Bilros - (inscrições – Escola Municipal de Rendas de Bilros)
Local: Auditório do Edifício Cultural da C.M.P.

Dia 22 de Julho (sexta-feira)

21h30 –
Divulgação de resultados do “XIX Concurso de Rendas de Peniche”
Local: Auditório do Edifício Cultural da C.M.P.

Inauguração da Exposição de Trabalhos do “XIX Concurso de Rendas de Peniche” (exposição patente ao público até o dia 28 de Agosto)

Dia 23 de Julho (Sábado)

10h30 –
Abertura do Certame – Artesanato ao Vivo | Deposição de Flores no Monumento à Rendilheira|  Arruada – Bardoada – Grupo do Sarrafo