O MUNICÍPIO DE PENICHE PROMOVE O MAIOR EVENTO EUROPEU SOBRE RENDAS DE BILROS DEDICADO ÀS CRIANÇAS

As Rendas Vão à Escola 2015

A iniciativa "As Rendas de Bilros vão à Escola", dinamizada pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Peniche em colaboração com os vários Agrupamentos Escolares do Concelho de Peniche, tem como objetivo basilar fomentar o interesse pela aprendizagem da arte de fazer a Renda de Bilros de Peniche por parte de jovens públicos.

Esta iniciativa, agendada para o próximo dia 12 de março, a partir das 09h30, no Pavilhão da E.B. 2.3. D. Luís de Ataíde, irá abranger cerca de 1100 alunos do 1º ciclo do Concelho de Peniche, oferecendo-lhes um conjunto de atividades lúdico pedagógicas associadas à arte de dedilhar os bilros e fazer a Renda.

Este Pavilhão gimnodesportivo estará organizado em vários espaços temáticos, designadamente:

1. Espaço de experimentação/iniciação dedicado à arte de rendilhar, onde dezenas de rendilheiras mostram o engenho e a técnica da sua arte aos mais novos;
  2. Espaço dedicado à animação digital, onde poderão ser experimentados vários jogos que integram o novo kit pedagógico da Renda de Bilros;
  3. Espaço dedicado à exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 1º ciclo no âmbito das AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular, desde o início do atual ano letivo;
  4. Espaço dedicado a jogos tradicionais;
  5. Espaço expositivo com apresentação de coordenados com aplicação de Renda de Bilros de Peniche e diversos trabalhos efetuados em torno da inovação do sector da Renda de Bilros, entre outros.
Pretende-se que este dia se diferencie pela celebração do ex-libris do artesanato do Concelho junto de todas as Escolas do 1º Ciclo e que conquiste o interesse dos mais pequenos pela aprendizagem deste saber-fazer intrinsecamente ligado à identidade da comunidade de Peniche.

Para mais informações, contatar:

Câmara Municipal de Peniche
Pelouro da Educação