Comemoração do Dia Internacional da Dança

Comemoração do  Dia Internacional da Dança
Dia Internacional da Dança [+] Fotos

No âmbito do Plano de Atividades de Promoção da Cidadania Sénior, realizou-se hoje, dia 30 de Abril, pelas 14h30m, no Ginásio da Escola Secundária de Peniche, a comemoração do Dia Internacional da Dança.

Esta atividade contou com a presença de 140 idosos provenientes de várias instituições do concelho: Associação Centro de Dia da Serra D´El Rei, Associação Mâo Amiga,  Associação Solidariedade Social de Ferrel, Convívio de S. Leonardo de Atouguia da Baleia, Centro de Solidariedade e Cultura de Peniche – Lar de Sta Maria, Santa Casa da Misericórdia de Peniche, Centro de Convívio de Peniche e Universidade Sénior.

Foi dinamizada pela professora de Dança da Universidade Sénior de Peniche e da Escola Secundária de Peniche, Prof. Otília, com a colaboração de alunos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial e os animadores das várias instituições e da Câmara Municipal de Peniche. Também contou com a presença do Aluno Samuel Marques da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, que veio conhecer a nossa população idosa e fazer recolha de material para o  documentário “Histórias de Vida”, enquadrado no Plano de Promoção de Cidadania Sénior.

Teve como objetivo promover o convívio através da prática e ensino de dança, como forma de bem-estar físico, psíquico e social.

Os idosos também visitaram a exposição fotográfica “Solidariedade entre Gerações”, que se encontrava na Escola Secundária de Peniche. Esta reportagem fotográfica foi realizada no âmbito da Semana da Juventude, tornando-se numa exposição itinerante, percorrendo as várias escolas do concelho de Peniche. O objetivo é que os jovens reflitam sobre a temática, reunindo os contributos por forma a compilar um só documento, a apresentar num encontro intergeracional, previsto para Outubro. Neste encontro participarão os estabelecimentos de ensino, as instituições de apoio e serviços a idosos do concelho e munícipes seniores, para debate da temática. Deste encontro objetivar-se-á o parecer da população juvenil e sénior do concelho de Peniche, relativamente ao tema “Solidariedade entre Gerações” e será compilado um documento, em que constem os contributos, que será entregue à Comissão Nacional de acompanhamento ao Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.

A atividade, comemoração do  Dia Internacional da Dança, culminou com um lanche partilhado no refeitório da Escola Secundária de Peniche.

Um bem hajam a todos que participaram na atividade e a todos os parceiros que sempre se envolvem nestas atividades.