Romanos em Peniche

Fig. 1: Desenho arqueológico de ânfora de Peniche [+] Fotos

Continuam as pesquisas arqueológicas, em Peniche, para estudar a ocupação romana na olaria do Morraçal da Ajuda.

Trata-se de mais uma campanha de escavações promovida pela Câmara Municipal de Peniche desta vez para possibilitar o acesso a dois dos quatro fornos de cerâmica com cerca de 2000 anos, já anteriormente identificados, com a finalidade de musealizar, pelo Município, o sítio tornando-o assim visitável ao público.

A equipa é formada por quinze voluntários, todos estudantes do curso de Arqueologia, das universidades de Coimbra, Évora, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, orientados por um grupo de arqueólogos da Associação Cultural de Cascais e da Assembleia Distrital de Lisboa.

Os trabalhos iniciaram-se no dia 22 de Julho e prolongam-se até dia 12 deste mês, na zona a nascente dos fornos, numa área de despejos de rejeitados da produção oleira romana, onde será construído o caminho de passagem aos futuros visitantes a partir da rua Calouste Gulbenkian.

Até ao momento já foram recolhidos materiais da época do principado de Augusto (finais do séc. I a.C.) até finais do século II d.C. e identificada mais uma das bolsas de argila que serviram para extrair a matéria-prima com que os romanos fabricaram, localmente, ânforas e outros objectos de cerâmica.