ASSOCIAÇÃO DIGNITUDE / CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE - Protocolo de colaboração

Cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Peniche e a Associação Dignitude – Programa abem: Rede Solidária do Medicamento [+] Fotos

Hoje - 23 de março - no Auditório Municipal decorreu a Cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Peniche e a Associação Dignitude – Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Este programa, tem por objetivo garantir, no nosso País, o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão, em situação de carência económica que o impossibilite de adquirir medicamentos comparticipados, prescritos.

Contámos com a presença da Dr.ª Maria de Belém Roseira, uma das Embaixadoras desta Associação e da Dr.ª Sara Nóbrega, Técnica da Dignitude.

Os destinatários são os cidadãos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, mas também todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica.

A identificação e referenciação dos beneficiários do Programa abem é assegurada pelas instituições que, no terreno, têm competências nesta área, nomeadamente, os municípios. Os medicamentos são distribuídos em farmácias aderentes do Concelho (farmácias abem), sendo o papel do município o de identificar, referenciar e encaminhar os beneficiários.

O Programa abrange atualmente 3.213 beneficiários de 51 concelhos do País, ao longo de 16 distritos e dos arquipélagos da Madeira e Açores. Em cerca de um ano e meio de existência, com o apoio de 41 entidades referenciadoras, já dispensou 50.914 embalagens de medicamentos. São objetivos do Programa abranger 25 000 beneficiários em 2018 e 50 000 em 2019.

O Protocolo anteriormente assinado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Dignitude visa, entre outros contributos, comunicar e sensibilizar os municípios para a missão do Programa abem, dinamizando parcerias de base local.