Rede de Aves e Mamíferos Marinhos - RAM

Rede de Aves e Mamíferos Marinhos - RAM

RAM (Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos) é uma rede de observação de aves que se iniciou ao largo das costas Cantábricas e Galegas e atualmente foi alargada a toda a Península Ibérica, incluindo a costa portuguesa e os arquipélagos da Madeira e Açores.

Uma das principais ações da Rede RAM é a organização de dias de observação de aves marinhas. Nestes dias os observadores distribuem-se em diferentes locais da costa, preferencialmente no mesmo horário, para registar todas as passagens de aves, incluindo características como: espécie, número, direção de voo, idades, etc.

Este projeto de contagem tem como objetivo a coordenação de esforços de observadores voluntários, para o estudo das aves marinhas em toda a Península e assim melhorar o conhecimento e conservação das espécies de aves que podem ser observadas no Atlântico. Uma característica importante destes censos é o uso de uma metodologia padrão para a recolha de informação ou seja, a realização das observações de forma simultânea permite a obtenção de informação de maneira sistemática e rigorosa e ter uma ideia da abundância e movimentos das aves marinhas em águas costeiras, em diferentes áreas geográficas e em diferentes meses.

A participação nesta rede é livre e voluntária a todos os colaboradores que tenham interesse e conhecimento sobre aves marinhas.
 
Como posso participar?

Os dias RAM, apoiados pela SPEA em Portugal através do Programa Marinho, constituem uma oportunidade para obter dados simultâneos sobre o movimento das aves marinhas ao longo da costa de Espanha e Portugal, desde o País Basco no norte de Espanha até a Catalunha, passando por pontos muito importantes em Portugal como Cabo Raso, Carvoeiro ou Ponta de Sagres.

Para participar neste dia de observação são apenas necessários uns binóculos ou telescópio e contar as aves marinhas em passagem durante 3 horas, por períodos de 30 minutos de contagem (entre maio e setembro das 7h às 10h; entre outubro e abril das 8h às 11h). Será necessário um nível mínimo de experiência, ou integrar uma equipa em que se incluam observadores com experiência.

As contagens são por norma realizadas no primeiro sábado de cada mês. Sempre que por algum motivo o dia de contagem passar para outra data os observadores serão informados com antecedência.

Próximos dias RAM 2013:
 
2 Fevereiro
2 Março
6 Abril
4 Maio
1 Junho
6 Julho
3 Agosto
7 Setembro
5 Outubro
9 Novembro
14 Dezembro

Gostava de participar nas contagens do Cabo Carvoeiro?
Envie um em-mail para: seabirdinginpeniche@gmail.com


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.