Protocolo para aplicação de Rendas de Bilros de Peniche em artigos de joalharia

Momentos marcantes - Assinatura do Protocolo de Colaboração destinado a contribuir para a promoção nacional e internacional da aplicação das rendas de bilros na joalharia [+] Fotos

Aliar a tradição à inovação de produtos em rendas de bilros é a premissa que está na origem da parceria estabelecida entre a Autarquia e o projeto “SER Portugal” da Sociedade Ricardo e Ricardos Joalheiros. Este feito foi formalizado através da assinatura de Protocolo entre as duas entidades, no passado dia 17 de maio, quinta-feira, pelas 11h00, na Escola Municipal de Rendas de Bilros de Peniche.

A apresentação da coleção de joias com aplicação de rendas de bilros de Peniche, constituída por dez peças exclusivas está agendada para o mês de outubro e a apresentação pública da primeira peça teve lugar no passado dia 27 de julho, no âmbito da Mostra Internacional de Rendas de Bilros.

A valorização e preservação desta arte secular enquanto garante da sustentabilidade deste sector, continua assim a ser assegurada por esta Câmara Municipal que tem demonstrado um forte interesse na manutenção deste saber fazer ancestral enraizado na comunidade de Peniche.

Após a consolidação do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Peniche e o Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, para aplicação das Rendas de Bilros de Peniche em artigos de vestuário e acessórios de moda, as rendas de bilros de Peniche serão presenteadas com a sua aplicação em artigos de joalharia.