Momento histórico para Peniche:

Ganhos no Emprego, na Economia e no Ambiente

Celebração de protocolo entre a Câmara Municipal de Peniche e a Docapesca – Portos e Lotas, SA [+] Fotos

Celebração de protocolo entre a Câmara Municipal de Peniche e a Docapesca – Portos e Lotas, SA e acordo de utilização do Entreposto frigorífico celebrado entre a Docapesca e a ESIP - European Seafood Investments Portugal, SA

É com enorme satisfação que a Câmara Municipal de Peniche informa que foram hoje celebrados nos Paços do Concelho, o protocolo entre a Câmara Municipal de Peniche e a Docapesca – Portos e Lotas, SA e o acordo de utilização do Entreposto frigorífico - construído em terreno de propriedade municipal - entre a Docapesca e a ESIP European Seafood Investments Portugal, SA. A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado do Mar, do executivo camarário, bem como do Conselho de Administração da Docapesca e do responsável pela ESIP em Portugal.

A satisfação da Câmara Municipal justifica-se pelos grandes contributos que estes acordos/contratos irão trazer para o concelho de Peniche, em termos económicos, sociais e ambientais para um horizonte temporal de 20 anos.

Em termos económicos, porque este protocolo permite a recuperação do entreposto frigorífico de Peniche que se encontrava sem atividade há quase dois anos através de um milhão de euros de investimento. Paralelamente, irá permitir à ESIP, empresa que está integrada no maior grupo mundial de produção de conservas, um aumento substancial das suas condições de laboração quer em termos de capacidade de congelação, quer em termos de capacidade de armazenamento de matérias-primas. A ESIP compromete-se, também, a um investimento mínimo anual de 500 mil euros, durante os vinte anos de vigência do contrato. O porto de Peniche também irá sentir um aumento no seu movimento de pescado resultante da entrada em funcionamento do protocolo e do acordo subsequente.

Em termos sociais, porque a ESIP, que já é a principal empresa empregadora do concelho de Peniche, (400 postos de trabalho permanentes e cerca de 400 em regime de trabalho temporário) se compromete a reforçar em 100, até 2015, o número de trabalhadores efetivos do seu quadro de pessoal, para além de prever o aumento das necessidades de RH para os próximos anos.

Finalmente, em termos ambientais, porque a ESIP se compromete a realizar investimentos - na ordem dos 300 mil euros- que assegurem a sustentabilidade ambiental exigida para a atividade industrial relacionada com a produção de conservas de pescado.

Esta solução mereceu, em Câmara Municipal, os votos favoráveis da CDU e do PS e a abstenção dos vereadores do PSD