Praia dos Supertubos em Peniche Eleita Finalista das 7 Maravilhas - Praias de Portugal®

Praia dos Supertubos em Peniche - Foto de Rui Silva [+] Fotos

A RTP1 divulgou as 21 finalistas do concurso 7 Maravilhas - Praias de Portugal® e, das 4 praias do Município de Peniche que tinham sido selecionadas como pré-finalistas [Supertubos, Berlenga, Baleal e Almagreira] foi eleita como finalista a maravilhosa praia dos Supertubos, na Categoria de Praias de Uso Desportivo.

O padrinho da nossa praia finalista é o ator Pedro Lima. Sendo o surf um pilar da sua vida, considera que "vale a pena viajar para Peniche para usufruir das condições perfeitas que a praia de Supertubos, tantas vezes oferece. O tubo é a manobra "rainha" do surf e consiste em o surfista ser totalmente coberto pela superfície da onda, de tal forma que deixe de ser visto por quem está na praia e volte a aparecer, sem cair. É frequente, à noite, depois de uma surfada em Supertubos, não conseguir adormecer devido à beleza da imagem das ondas que fiz, continuar a projetar-se no meu pensamento. Sem sair de Portugal, Supertubos é uma colossal embaixadora do país contribuindo para divulgar o que de melhor ainda vamos tendo no nosso património natural. A prova disso é o número de surfistas estrangeiros que podemos frequentemente encontrar nesta nossa maravilha de Portugal".

A votação pública já começou e terminará no 7 de Setembro (às 14 horas). O público pode votar no site oficial (www.7maravilhas.pt), no Facebook, por chamada telefónica e por SMS.

Para votar na nossa Maravilhosa praia dos SUPERTUBOS, o número é: 760 207 721.

PROGRAMA RTP1: 7 MARAVILHAS PRAIAS DE PORTUGAL - 01 JUL. 2012
As praias finalistas foram escolhidas por um painel de 21 personalidades notáveis que elegeu as três praias mais representativas em cada uma das 7 categorias. O Painel de Notáveis é composto pelos principais representantes do Conselho Científico do projeto (Marinha Portuguesa; Agência Portuguesa do Ambiente; Associação Bandeira Azul da Europa; GEOTA; Liga para a Proteção da Natureza; Quercus; e SOS – Salvem o Surf), por parceiros e por figuras públicas de excelência, reconhecidas nacional e internacionalmente nos vários quadrantes da sociedade portuguesa.

Localizada no concelho de Peniche, a praia de Medão-Supertubos destaca-se pela singularidade do seu enquadramento paisagístico e pelas condições naturais que oferece, com especial destaque para a sua onda, mundialmente reconhecida.

O concelho de Peniche vem investindo e apostando fortemente na qualidade ambiental, o que se traduz, em larga medida, na qualidade das suas praias, incluindo a praia de Medão-Supertubos. Nos últimos anos o município tem implementado, de forma continuada, um programa de proteção e recuperação do cordão dunar, recuperando algumas áreas mais afetadas e travando, de um modo geral, o ritmo da erosão. Também nos últimos anos concelho de Peniche vem mantendo 6 praias merecedoras do galardão de Bandeira Azul da Europa, para o qual é necessário o cumprimento de um conjunto vasto e rigoroso de critérios de natureza ambiental. Cumulativamente com a Bandeira Azul, duas praias (uma delas a de Medão-Supertubos) vêm merecendo, há vários anos, a distinção com a bandeira de Praia Acessível.

Integrada num sistema dunar de significativo valor ambiental (Sítio Rede Natura 2000 Peniche/Santa Cruz), esta praia possibilita um uso balnear de elevada qualidade e segurança, pelas condições naturais e enquadramento paisagístico existentes, pela excelente qualidade da água (Praia Qualidade Ouro 2011 pela Quercus).

A praia dos Supertubos constitui um local de eleição para a prática de surf e de outros desportos náuticos de deslize, devido à mundialmente famosa “Onda dos Supertubos” que permitiu, a partir de 2009, que Peniche tivesse sido colocado na rota da “fórmula 1” do surf mundial, com a realização anual de uma das 10 provas do circuito da Association of Surfing Professionals, e que este ano terá lugar entre 10 e 21 de outubro. O retorno acumulado dos primeiros três anos (2009-2011) é bastante significativo, destacando-se o que está associado à promoção do destino PENICHE-CAPITAL DA ONDA: Internetsite do evento: 30,5 Milhões de page views; 4,9 Milhões de unique views; Retorno de Media: 30,5 M€; Nº de presenças acumuladas na praia: 340 000 pessoas. A “Onda dos Supertubos” contribui fortemente para o impacto económico e social que, nos últimos anos e de forma crescente, a fileira socioeconómica da onda tem tido no concelho de Peniche.

A sua localização, com acesso direto ao IP6 e na proximidade dos principais hotéis do concelho de Peniche, faz com que seja procurada por um grande número de praticantes de desportos de deslize nas ondas, veraneantes, viajantes e turistas das mais diversas proveniências, principalmente durante a época estival, mas também noutras alturas do ano, sempre que esta praia é palco de grandes eventos desportivos. Para o reconhecimento mundial desta praia em termos ambientais, paisagísticos e desportivos e para a consequente valorização do território em que ela se encontra integrada, muito tem contribuído o trabalho de enorme valor artístico, realizado por diversos fotógrafos, entre os quais se destaca Ricardo Bravo.