MAR PORTUGUEZ - CONSERVAS DE CHEF ®

MAR PORTUGUEZ - CONSERVAS DE CHEF ®
MAR PORTUGUEZ - CONSERVAS DE CHEF ® A Bela e o Monstro, Edições Lda. / Público SA

São 14 Conservas com 14 Pescados diferentes e com molhos inéditos criados por 14 conceituados Chefs Portugueses. No interior das embalagens, encontram-se 14 receitas completas que incluem estas conservas.

Associámos a Tradição à Contemporaneidade, convidando a Nova Geração de Chefs para recriarem o Pescado Tradicional das Conservas, consolidando e inovando a tendência “gourmet/tradição” actual.

Idealizámos um conjunto de Figuras do Mar Português, as tradicionais e as dos nossos dias, recriando-as num conjunto de Personagens alusivas ao Mar através da Ilustração.

Desenvolvemos o Design de uma Marca que reflete todos estes conceitos, Passado e Presente de mãos dadas: “Mar Portuguez”, numa homenagem singela ao poema épico de Fernando Pessoa.

Os 14 Chefs / Pescados – Figuras Alusivas ao Mar / Restaurantes / Molho e Receita:

JOÃO RODRIGUES * 1 Estrela Michelin
Sardinhas - Varina
FEITORIA ALTIS BELÉM
Conserva: Sardinhas com massa de pimentos curados
Receita proposta no interior: Sardinhas com massa de pimentos curados, broa de molho, tomate e guacamole
Data saída: 29 JUN

PATRÍCIA BORGES
Cavalas - Velejadora
DOCAPESCA
Conserva: Filetes de Cavala com pickle de manga (picante)
Receita proposta no interior: Tacos de Cavala em conserva de pickle de manga picante
Data saída: 6 JUL
VÍTOR MATOS * 1 Estrela Michelin
Atum - Pescador
Conserva: Filetes de Atum à portuguesa com malagueta
Receita proposta no interior: Filetes de Atum inspirado nas minhas viagens
Data saída: 13 JUL
MARLENE VIEIRA
Biqueirão – Operária Conserveira
TIMEOUTMARKET / PANORÂMICO TAGUSPARK
Conserva: Biqueirão com lima e gengibre (picante)
Receita proposta no interior: Biqueirão com lima e gengibre, alfaces variadas, maçã verde, morangos e queijo fresco
Data saída: 20 JUL
HENRIQUE MOURO
Carapaus - Marinheiro
BAGOS CHIADO
Conserva: Filetes de Carapau alimados
Receita proposta no interior: Filetes de Carapaus alimados na lata
Data saída: 27 JUL
KIKO MARTINS
Chaputa - Prostituta
O TALHO / A CEVICHERIA / O ASIÁTICO / SURF & TRUF
Conserva: Filetes de Chaputa Tom Yum
Receita proposta no interior: Filetes de Chaputa Tom Yum com tapioca e camarão
Data saída: 3 AGO
ANA MOURA
Salmão - Surfista
Conserva: Salmão em verde Receita proposta no interior: Salmão em verde com as suas próprias conservas
Data saída: 10 AGO

ÓSCAR GONÇALVES
Truta - Sereia
“G” POUSADA DE SÃO BARTOLOMEU
Conserva: Truta com erva peixeira
Receita proposta no interior: Merenda Transmontana
Data saída: 17 AGO
HENRIQUE SÁ PESSOA * 1 Estrela Michelin
Peixe-Agulha - Neptuno
HENRIQUE SÁ PESSOA MERCADO DA RIBEIRA TIME OUT
Conserva: Peixe-Agulha em molho de caldeirada
Receita proposta no interior: Macarrão com conserva de Peixe-Agulha e molho de caldeirada
Data saída: 24 AGO

PEDRO PENA BASTOS
Polvo - Mergulhadora
ESPORÃO
Conserva: Polvo com especiarias e pimentos
Receita proposta no interior: Polvo com especiarias e pimentos, manga e
Data saída: 31 AGO
IVAN FERNANDES
Mexilhão - Naufrago
CLUDE DE JORNALISTAS
Conserva: Mexilhão e Wakame
Receita proposta no interior: Salada de Mexilhão e feijão frade
Data saída: 7 SET
BERTÍLIO GOMES
Peixe-Espada – Pirata
CHAPITÔ À MESA
Conserva: Peixe-espada com salicórnia e tomate confitado
Receita proposta no interior: Peixe-Espada com beringela frita com mel e lima
Data saída: 14 SET
NUNO BERGONSE
Lulas – Nadador Salvador
Conserva: Lulas com molho agridoce e coentros
Receita proposta no interior: Lulas com molho agridoce e coentros com batata doce de Aljezur
Data saída: 21 SET

TIAGO FEIO
Bacalhau – Capitão
LEOPOLD
Conserva: Bacalhau com vinagre de algas
Receita proposta no interior: Salada de conserva de Bacalhau e algas frescas
Data saída: 28 SET
Características inovadoras do produto:

Património português de grande tradição, as conservas, além da sua excelência e valor gastronómico, despertam um enorme deslumbre como objectos de magnífico design retro com imensa aceitação e popularidade junto dos portugueses e estrangeiros. Apesar disso, têm estado parados no tempo enquanto produto. Mudam-se o design e o packaging sem no entanto acrescentar grande valor inoconográfico, e especialmente os conteúdos gastronómicos têm-se mantido praticamente inalteráveis ao longo das últimas décadas, com pouca diversidade de pescados e molhos bastante básicos e muito semelhantes entre eles, com grande recurso a uma base de gordura de azeites refinados.

Apostámos em criar um conceito diferenciador no "reino" das Conservas, ao reunirmos numa única Colecção 14 pescados diferentes com 14 molhos diferentes. Como se isso não bastasse, são molhos criados por alguns dos nossos mais conceituados Chefs e usando um Azeite Nacional Premium, natural e não filtrado, como base dos molhos. A complexidade e a sofisticação de alguns destes molhos, foi uma dificuldade ultrapassada num método que parecia impossível, ao conseguirmos passar do processo artesanal de cozinha para o processo industrial das Conserveiras com êxito.

Além disso, tentámos também acrescentar valor, ao idealizar um conjunto de Figuras do Mar Português através da Ilustração, contribuindo significativamente para uma nova Iconografia alusiva ao nosso Mar. O que existia de património visual estava praticamente reduzido à pesca com as figuras da Varina e do Pescador, pois era essa a nossa conexão com o mar até alguns anos atrás. Mas as últimas décadas introduziram novos comportamentos e alargaram as nossas relações com o oceano, nomeadamente com o lazer e o desporto. Foram todas essas imagens em que nos revemos actualmente no nosso Mar, desde a Pesca, ao Lazer, ao Desporto passando pela Mitologia, que quisemos integrar num conjunto abrangente e sedutor. Convidámos para isso o ilustrador Fernando Martins.

O design da Marca "Mar Portuguez" é um complemento deste conceito de aliança entre a Tradição e a Contemporaneidade que cruza todas as áreas desta colecção de conservas, tendo sido desenvolvido pela Bloodymary & Braun.

Método de produção, características do produto e método de certificação de segurança alimentar:

Esta colecção foi produzida em 3 das maiores fábricas portuguesas de conservas: A Poveira, La Gôndola e Conserveira do Sul. São fábricas reconhecidas pela sua grande qualidade e tradição. São produzidas com o melhor pescado e de acordo com o método tradicional português, em que o peixe é seleccionado e preparado à mão de forma a obter um produto de qualidade superior.

A maioria das conservas "Mar Portuguez" foram produzidas n'A Poveira, que possui as seguintes Certificações: Certif. BRC Global Standards; Certif. IFS; Certifi. Kosher; Certif. Halal; Certif. Dolphin Safe; Certif. BIO; Registo na Food & Drug Administration (FDA) e Eco-Rótulo azul do MSC - Marine Stewardship Council, que assegura o recurso exclusivo a produtos de uma pesca ambientalmente sustentável, como a pesca de cerco da sardinha.

Os molhos foram produzidos com os melhores ingredientes seleccionados pelos Chefs e a passagem do processo artesanal das suas cozinhas para as grandes quantidades necessárias, foi feita de forma a garantir as características gastronómicas e todo o sabor do produto. A supervisão deste processo delicado e complexo esteve a cargo de Hugo Campos.

Sendo o azeite a base mais Saudável e de maior Durabilidade, seleccionámos um Azeite Nacional Premium, que é a base/gordura usada em todos os Molhos e Receitas: o Azeite Casa Anadia, produzido desde o séc. XVII, com Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) do Ribatejo. É um azeite natural e não filtrado, cuja apanha alia o processo mecânico à tradição antiga. É extraído a frio, preservando as mais frescas características do azeite, com uma acidez sempre baixa.

Introdução e disseminação no Mercado:

Esta colecção será lançada no dia 29 de Junho com o jornal Público, distribuída através da rede quiosques, papelarias, loja Público e online, lojas Continente e no circuito tradicional das lojas conserveiras.

Será feita uma campanha impressa e online. Será feita uma acção Teaser com o jornal, com a oferta de uma lata de conserva que tem no seu interior uns óculos 3D que permitem visualizar o filme "Mar Portuguez" (no site da colecção - www.publico.pt/mar-portuguez) com realização de Edgar Pêra, um hino aos pescadores, à pesca e à indústria conserveira, concebido para o nosso projecto.

O lema da Campanha é: "A Lata dos Chefs - nunca o Mar Português teve tantos sabores". Sugerimos a compra em duplicado da colecção: "Uma colecção tão deliciosa e sedutora, que a dúvida vai ser se saboreamos ou coleccionamos."

Temos como objectivo, após esta acção, introduzir o produto no mercado internacional, tendo já sido tomadas iniciativas e contactos, nomeadamente convidando Chefs doutros países que vieram a Portugal visitar esta indústria para adaptar o produto à cultura gastronómica desses países.

Benefícios a proporcionar ao consumidor e ao Mercado:

São imensos os benefícios de saúde associados a uma dieta alimentar que inclua peixe, sendo recomendado o seu consumo pelo menos duas vezes por semana. O peixe é um alimento com elevados benefícios para o coração, cérebro, músculos e ossos. As conservas de peixe são uma forma simples de consumo deste tipo de alimento no dia-a-dia.

O consumidor beneficia dum produto de valor acrescentado com uma receita de Chef para o molho e para a confecção de um prato e/ ou petisco-entrada.

Estimula o mercado com uma oferta diferenciadora/inovadora permitindo igualmente aos Chefs, muitos deles com restaurantes e alguns com estrelas Michelin, introduzir este produto nos seus próprios espaços, ementa e menús valorizando e promovendo desta forma as conservas "Mar Portuguez" com a sua assinatura.

Por fim o consumidor pode igualmente adquirir estas as conservas de elevada qualidade e excelência a um preço competitivo e atraente.

O consumidor e o mercado irão assim beneficiar de um produto de Excelência, Inovador, de raíz Tradicional e Sedutor.

Apoios:
Câmara Municipal da Nazaré
Câmara Municipal de Matosinhos
Câmara Municipal de Peniche
Câmara Municipal de Portimão
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Casa Anadia
Castro & Cabero, Lda
Crown Cork
Docapesca
Gialmar
Lugrade
Maçarico
Oceanic
Paladim
Testa & Cunhas

Organização de Produtores/OP’s :
Apara
Apropesca
Armalgarve
Barlapesca
Olhão Pesca
OP Centro
Propeixe
OP Centro Litoral
Viana Pesca



CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.