Workshop "Street Photography" – 2ª Edição

Workshop

Na senda do sucesso da 1ª edição, terá lugar nos próximos dias 11 e 12 de maio, no espaço da Fortaleza de Peniche, a 2ª edição do Workshop "Street Photography", dinamizado pelo fotógrafo iraniano Ahmad Kavousian.

Este fotógrafo de origem iraniana, premiado internacionalmente, dinamizará uma formação, destinada ao grande público, versando a fotografia de rua.

As inscrições (€25,00) para este workshop, organizado pelo Município de Peniche, podem ser efetuadas na Fortaleza de Peniche, até dia 8 de maio, de 2ª a 6ª Feira, das 9h00-12h30 e 14h00-17h30.

Para mais informações, contactar o Museu Municipal de Peniche, pelo telefone 262 780 116 ou pelo email museu@cm-peniche.pt.

Ahmad Kavousian nasceu no Irão, no ano de 1948. Como estudante de arte e arquitetura, descobriu o mundo da fotografia. Em 1974, paralelamente à arquitetura, começou a dedicar-se à fotografia profissional.

Em 1976, aceitou a responsabilidade de fazer fotografia de palco para o conhecido Rudaki Hall de Teerão. Foi aqui que Ahmad refinou a sua fotografia captando através da objetiva personalidades como Rudolf Nureyev, Herbert von Karajan e Marcel Marceau.

Interessado em documentar não apenas arte e cultura, Ahmad também cobriu como fotojornalista notícias de eventos políticos para a revista iraniana "Ferdowsi", colocando-o no centro de eventos que antecederam a Revolução Iraniana de 1979, no âmbito da qual foi preso várias vezes.

Em 1996, estabelece-se no Canadá. Aí desenvolve um projeto em torno da fotografia de pessoas sem-abrigo vivendo nas ruas de Vancouver, e que lhe valeu um prémio da Rede Internacional de Jornais de Rua.

Em maio de 2010, muda-se para Portugal.

Ahmad Kavousian apresenta no seu currículo exposições em locais tão diversos como Vancouver, Lisboa, Lagoa ou Peniche, onde expôs em abril de 2011, no espaço do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.