Exposição e conferência sobre a Primeira República encerram o programa local evocativo do Centenário da República Portuguesa

Exposição "Os Postais da Primeira República – Selecção de António Ventura"

Encerrando o programa local comemorativo do Centenário da Implantação da República, terá lugar, no próximo dia 16 de Setembro, pelas 18h00, no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, a inauguração da Exposição "Os Postais da Primeira República - Selecção de António Ventura".

Esta exposição, produzida pela FNAC Portugal, e que a Câmara Municipal de Peniche agora expõe, resulta de uma compilação de bilhetes-postais, produzidos entre 1910 e 1926 por artistas como Roque Gameiro, Stuart Carvalhais, Rocha Vieira, Leal da Câmara e Alfredo Cândido, efectuada pelo Prof. Doutor António Ventura, e da qual resultou a produção da obra “Os Postais da Primeira República”.

O bilhete-postal ilustrado afirmou-se, na última década do século XIX, como um veículo privilegiado de comunicação e também de divulgação de localidades, de obras de arte, de monumentos, de paisagens, de figuras gradas no campo da cultura ou da política. Apresentando os retratos dos monarcas ou dos políticos de diversas tendências, o postal ilustrado manifestou-se como um instrumento altamente eficaz na defesa e afirmação de ideias políticas. Entre nós, foi imediatamente antes da proclamação da República e até 1926, que ele atingiu uma enorme dimensão e qualidade. Esta exposição apresenta uma pequena amostragem dessa produção espantosa e colorida que povoou o imaginário português nesse tempo de mudança.

Após a abertura desta exposição terá lugar uma conferência pelo Prof. João Bonifácio Serra, intitulada “República e Republicanismo”. O Prof. João Bonifácio Serra é docente da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria, membro do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e exerce presentemente as funções de Presidente da Fundação Cidade de Guimarães.

O programa local comemorativo da implantação da República teve início em Outubro de 2010, com a recepção da exposição itinerante Viva a República!, desenvolvida pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Durante esse mês tiveram igualmente patentes ao público na Biblioteca Municipal uma exposição bibliográfica e uma exposição de cartazes evocativas desta efeméride, intituladas respectivamente “Monarquia decadente, República nascente: personagens e cenários” e “Letras e Cores, ideias e autores da República”. Assinando a data esta efeméride, foi inaugurada, a 5 de Outubro, a Exposição “A República está nas Ruas! Reflexos de Revolução na Toponímia da Vila de Peniche”. Esta exposição, centrada em fotografias do início do século XX, salientava as principais alterações toponímicas que as artérias da então Vila de Peniche sofreram, em 1910, por deliberação da Comissão Municipal Republicana, tendo estado patente ao público, até ao passado dia 8 de Maio, na Fortaleza de Peniche.

A exposição "Os Postais da Primeira República - Selecção de António Ventura" estará aberta ao público até ao próximo dia 23 de Outubro, podendo ser visitada na Fortaleza de Peniche de 3ª Feira a Domingo, entre as 9h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00.