Programa Municipal de Educação Ambiental

A Câmara Municipal de Peniche lançou este ano letivo o Programa Municipal de Educação Ambiental, tendo decorrido durante o 1º Período Letivo a primeira fase, na qual foram eleitos os vencedores dos concursos para escolha da Mascote e Designação do referido programa.

Realizou-se uma exposição, na sala de exposições do Edifício Cultural, com todos os trabalhos, a qual esteve aberta ao público até janeiro de 2013. ECOONDA (EB 2,3 de Atouguia da Baleia, Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia) venceu na categoria Designação e ECOMARTINHO (CAIC - Centro de Animação Infantil Comunitário, Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde) venceu na categoria Mascote.

A segunda fase do Programa começou em janeiro e prolongar-se-á até maio de 2013. Contando com o apoio da VALORSUL, este concurso decorre em todas as Escolas do Ensino Básico, Jardins-de-Infância da rede Pública e Escola Secundária de Peniche.

O concurso Interescolas tem como principais objetivos: aumentar as quantidades de plástico e metal separadas para reciclar; sensibilizar e educar a comunidade escolar, seus familiares e a comunidade envolvente para a correta utilização do Ecoponto Amarelo.

No dia 5 de junho - Dia Mundial do Ambiente -, o estabelecimento de Educação/Ensino que separar maior quantidade de sacos por número de alunos receberá um prémio no valor de 400€.

Durante o 2.º e 3.º Períodos Letivos serão distribuídos materiais pedagógicos de apoio e promovidas iniciativas de caráter lúdico, no âmbito da Educação Ambiental.