Património do Mês de Fevereiro: TOURIL DE ATOUGUIA DA BALEIA

Património do Mês de Fevereiro: TOURIL DE ATOUGUIA DA BALEIA
Património do Mês de Fevereiro: TOURIL DE ATOUGUIA DA BALEIA

O Município de Peniche apresenta como Património do Mês de fevereiro um património emblemático da Vila de Atouguia da Baleia e do Concelho de Peniche: o Touril. Na sequência deste destaque, passará a estar integrado na visita ao CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia um elemento de Touril na exposição de longa duração deste espaço museológico, sempre acompanhado de um convite para uma visita in situ a este património.

Junto ao terreiro fronteiro à Igreja de Nossa Senhora da Conceição encontra-se um enigmático conjunto de esteios de pedra com perfurações retangulares, regularmente alinhados, conhecidos popularmente pelo nome de “trincheiras”. Se alongarmos a vista, de costas para a referida igreja, identificaremos outro exemplar a pouco mais de 50 metros.

Trata-se da reminiscência de um espaço tauromáquico, palco de festividades testemunhadas por documentos da segunda metade do século XVIII, que o dão como um espaço tradicional onde há festas de Touros.

 A presença desta estrutura abre campo a diversas conjeturas acerca da origem do nome da povoação e do próprio Brasão de Armas da Vila de Atouguia da Baleia (um touro com chifres enfeitados por duas torres).

 O Touril de Atouguia da Baleia corresponde a um dos raros e, simultaneamente, mais antigos exemplares do género existentes em Portugal.    

Alguns dos esteios originais foram-se, ao longo dos anos, partindo ou desaparecendo.

No último século, as trincheiras foram reapropriadas para outros usos, fazendo parte das memórias dos mais velhos a sua utilização como espaço de "jogo de bola", local de onde se colocava a corda de estender a roupa ou onde por vezes se amarravam os animais.

CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA
Rede Museológica do Concelho de Peniche
LOCALIZAÇÃO: Largo de S. José 2525-083 Atouguia da Baleia | Lat. 39 20 25.68; Long. -9 19 37.81
CONTACTOS: T. 262 758 644 | ciab@cm-peniche.pt | www.cm-peniche.pt
HORÁRIO DE ABERTURA: De terça-feira a sábado | 10h00-13h00 e 14h00-18h00
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.