PENICHE – arranca mais uma actividade do ano letivo 2013/14

Biblioteca Municipal lança Plano de Atividades com as Escolas

Como vem sendo hábito, a Biblioteca Municipal de Peniche inicia em outubro um conjunto de atividades, a desenvolver ao longo do ano letivo 2013/14, destinadas aos alunos das escolas do Concelho.

No início de cada ano letivo são propostas várias acções e cada escola faz as suas escolhas. Este ano, são onze as propostas: Hora do Conto; Contos com valor acrescentado; Era uma vez um rei…; Uma tarde com a poesia…; A aventura dos Descobrimentos; Lendas de Portugal; Portugal, 10 séculos, 10 histórias; Provérbios de sempre; Países do Mundo; Grandes Compositores e Animais do Mundo. Um conjunto de acções que, tendo sempre uma história/um conto por base, remete para o conhecimento histórico, geográfico, antropológico, linguístico e cultural, permitindo sempre momentos de reflexão e aprendizagem a partir da vertente lúdica. Para compreender um pouco melhor cada uma das ações, nada como consultar o documento em anexo, em que são descritas as várias propostas, público a que se destinam e datas em que terão lugar.

Apesar de haver um calendário com datas pré-marcadas para as diferentes propostas de atividade, estas podem ter lugar em qualquer outra data e hora, desde que assim solicitado com uns dias de antecedência. As marcações para as atividades –em curso neste momento- devem ser feitas para a Biblioteca Municipal de Peniche através do telefone 262 780 122.

Também neste Plano de Atividades cabem as Visitas Orientadas à Biblioteca, com as quais se pretende que os alunos compreendam – conforme as suas idades -aspetos como:

• a função da Biblioteca;
  • quais os serviços que presta e como usufruir destes;
  • como está organizada;
  • como procurar, e encontrar, o que necessitamos numa Biblioteca;
  • como tratar os documentos disponíveis (livros, cds, dvds, imprensa, etc);
  • a importância da leitura e da informação para uma boa formação da pessoa.
Todas as atividades têm lugar nos espaços da Biblioteca Municipal de Peniche.