Organização da Câmara Municipal de Peniche e União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Ciclo de cinema documental sobre Liberdade na Fortaleza de Peniche

Inserido no programa de eventos alusivo à comemoração do 38º aniversário da Revolução dos Cravos, decorrerá na Fortaleza de Peniche, entre 21 e 27 de abril de 2012, um ciclo de cinema documental tendo como pano de fundo a temática da Liberdade.

Este ciclo inicia-se com a projeção do documentário “48”, de Susana Sousa Dias, o primeiro de três desta autora, no dia 21, pelas 15h00 na Capela de Santa Bárbara, seguido de comentário de José Pedro Soares.

O ciclo prossegue com “Natureza morta”, a apresentar no dia 24, pelas 21h30, contando com o comentário de Manuel Pedro; terminando no dia 27, também às 21h30, com o filme “Processo-crime 141/53 Enfermeiras no Estado Novo”.

Este ciclo de cinema documental é promovido em parceria com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), ao abrigo de protocolo de colaboração, firmado a 25 de abril de 2007, entre a Câmara Municipal de Peniche e esta entidade.

No âmbito deste protocolo, versando a promoção do estudo, informação e recolha de documentação referente ao papel desempenhado pela Fortaleza de Peniche enquanto estabelecimento prisional durante o período fascista, têm sido realizadas várias iniciativas e projetos no domínio da evocação da memória histórica da antiga “Cadeia do Forte de Peniche”, destacando-se as exposições “75 anos da instalação da prisão política” (no Museu Municipal desde 2008) e “25 de Abril – um cravo vivo de sonho” (abril de 2010) ou a evocação do 50º aniversário da Fuga Colectiva da Cadeia do Forte de Peniche (3 de janeiro de 2010).

Presentemente estas duas entidades colaboram em projeto visando a edificação de um memorial que proceda à homenagem pública, e para a posteridade, de todos os cidadãos que estiveram presos nesta célebre prisão política, durante a vigência da ditadura fascista (1933-1974), contendo a listagem de todos os seus nomes, a erguer na Fortaleza de Peniche. Numa primeira fase, a decorrer deste março passado, será efetuada a consulta documental do Registo Geral de Presos, confiado à Direção-Geral de Arquivos/Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de forma a proceder ao levantamento das identidades dos presos políticos que cumpriram pena na Cadeia do Forte de Peniche.

Reconhecendo o histórico de iniciativas realizadas e presentemente em curso no âmbito deste convénio, a Câmara Municipal de Peniche deliberou, em reunião camarária do passado dia 17 de abril, proceder à prorrogação do referido protocolo, dando assim seguimento a uma aposta na valorização da memória antifascista associada ao espaço da Fortaleza de Peniche.

Ciclo de Cinema Documental – Fortaleza de Peniche
21 a 27 de abril de 2012

Dia 21 -
15h00
Ciclo de Cinema Documental - ''48, de Susana de Sousa Dias

Dia 24 -
21h30
Ciclo de Cinema Documental – “Natureza Morta, de Susana Sousa Dias

Dia 27 -
21h30
Ciclo de Cinema Documental –Processo-Crime 141/53 Enfermeiras no Estado Novo, de Susana Sousa Dias
Capela de Santa Bárbara

Evento integrado no programa Abril – Mês da Liberdade 2012.

Organização:
Câmara Municipal de Peniche