ABRIL MÊS DA LIBERDADE

18 de abril: Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado na Fortaleza de Peniche

18 de abril:  Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado na Fortaleza de Peniche
Exposição coletiva de fotografia Fortaleza de Peniche - imagens (re)encontradas [+] Fotos

No âmbito das comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015, o Município de Peniche promove duas iniciativas culturais na Fortaleza de Peniche, a 18 de abril: a inauguração de Exposição coletiva de fotografia “Fortaleza de Peniche - imagens (re)encontradas”, às 16h00, e o Concerto de Música de Câmara Contemporânea de CCV WIND TRIO com Carlos “Zíngaro” e Pedro Carneiro, às 21h30.

Em 2015, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios realiza-se sob o tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”, tendo sido instituído pelo ICOMOS Internacional, que este ano celebra 50 anos. Como aconteceu em anos anteriores, o Município de Peniche respondeu ao repto da Direção Geral do Património Cultural e associou-se ao Programa Nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2015, com o objetivo de promover o conhecimento, divulgação, defesa e salvaguarda do Património Cultural.

Exposição Coletiva de Fotografia

Na tarde de dia 18, pelas 16h00, inaugurará a exposição coletiva de fotografia, subordinada ao tema “Fortaleza de Peniche - imagens (re)encontradas”, patente no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche até 14 de junho de 2015.

Esta Exposição é o resultado de uma interessante reportagem fotográfica realizada, no passado dia 15 de março, por seis fotógrafos – Alexandre Martins, Carlos Inácio, Carlos Tiago, Jorge Lopes, Manuel Chagas e Pedro Inácio –, na sua maioria residentes em Peniche e todos amigos do seu Património  Cultural. A partir da seleção de trinta imagens, (re)encontraram-se testemunhos que revelam histórias e vivências associadas à Fortaleza de Peniche, um dos monumentos mais carismáticos desta cidade do litoral português, desde sempre ligada ao mar.

Concerto de Música de Câmara Contemporânea

À noite, pelas 21h30, este espaço receberá, ainda, o Concerto de Música de Câmara Contemporânea de CCV WIND TRIO com Carlos “Zíngaro” e Pedro Carneiro, músicos inovadores reconhecidos nacional e internacionalmente. O concerto tem a colaboração na organização de MIA – Encontros de Música Improvisada de Atouguia da Baleia e de Granular – Associação Cultural.

No dia 18 de abril, venha também conhecer, explorar e partilhar este Património que é de todos! Ambas as atividades estão integradas no programa “Abril - Mês da Liberdade” e são de entrada livre.

Exposição Coletiva de Fotografia

Concerto de Música de Câmara Contemporânea

> Programa de Comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril - Peniche 2015 (pdf)

PROGRAMA DE COMEMORAÇÕES DO 41º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL - PENICHE 2015