Câmara de Peniche lança concurso de 2,3 M€ para centro cívico

Centro Cívico Intergeracional de Peniche [+] Fotos

A Câmara de Peniche aprovou, na sua reunião de 4 de setembro de 2017, o lançamento do concurso público para a EMPREITADA DE REABILITAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ANTIGA CENTRAL ELÉTRICA PARA CENTRO CÍVICO INTERGERACIONAL DE PENICHE. O valor estimado para efeito do concurso é de € 2.311.925,85 (dois milhões, trezentos e onze mil, novecentos e vinte e cinco euros e oitenta e cinco cêntimos), não incluindo o Imposto sobre o Valor Acrescentado.

Este projeto vem concretizar uma grande aspiração do concelho de Peniche e tem como objetivo reabilitar o centenário edifício da Antiga Central Elétrica assumindo-se como um espaço central e vital da Cidade de Peniche, uma vez que privilegiará o contacto entre as diversas gerações.

A sua realidade geográfica, próxima dos principais estabelecimentos de ensino da cidade, deverá assumir um papel dinamizador, permitindo acesso a um vasto conjunto de informação e conhecimento nas mais diversas áreas e valências, nomeadamente ao nível da Ciência, Arte, Literatura, História, Línguas, dispondo entre outras coisas de Salas de Leitura, Espaço Internet, Galeria de Exposições, Atelier de Dança e um Auditório Fechado com capacidade para 190 pessoas.

Pretende-se, com a nova intervenção, a criação de um Centro Comunitário aberto, presente e catalisador da vida urbana da cidade de Peniche, adaptado e flexível às novas realidades e tecnologias que surgem, numa sociedade aberta e globalizada como são a CPCJ, o GIP, os Grupos de Ação Social, entre outros.

O projeto vai contribuir para a requalificação urbana dessa zona da cidade, é financiado em 85% por fundos comunitários direcionados para a requalificação urbana.

Este projeto está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), de Peniche contratualizado em Maio de 2016 com o Programa Operacional Regional do Centro por um montante global de comparticipações de 4,5 milhões de euros.

Para além deste projeto que agora é lançado a concurso, o PEDU de Peniche integra entre vários projetos, a reabilitação de 12 fogos do Bairro do Calvário que se encontra em execução, a realização de arranjos nas zonas envolventes dos Bairros Fernão de Magalhães, Vale Verde, Coosofi e Calvário, para além da segunda fase da recuperação do Fosso das Muralhas.