Peniche em estágio para o Mundial… Vamos ouvir os Poetas do Brasil!

Peniche em estágio para o Mundial… Vamos ouvir os Poetas do Brasil!
A poesia anda por aí…

A Poesia Brasileira estará em destaque na próxima sessão d’ A poesia anda por aí…* que terá lugar no Bar do Quebrado. O encontro está marcado para as 21h30 de sábado, 31 de maio, e promete abrir o apetite para um maior conhecimento dos poetas maiores do país-irmão, aquele que descobrimos a 22 de abril de 1500 e de que muito ouviremos falar nas próximas semanas, por questões pouco poéticas -é certo- mas que ainda assim fazem vibrar a alma humana: falamos, naturalmente, do Mundial de Futebol.

Torcidas ou claques, times ou equipas, gramado ou relvado, goleiro ou guarda-redes…a verdade é que – termos, expressões e sotaques à parte- falamos a mesma língua: a tal “língua portuguesa” que Fernando Pessoa disse, um dia, ser a sua “pátria”. Talvez por isso muitos continuem a julgá-lo um poeta brasileiro e alguns dos nativos das Terras de Vera Cruz o considerem o maior de todos!

Há, no entanto, outros nomes incontornáveis quando falamos da poesia escrita em português, que nasceram efectivamente no Brasil: Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Olavo Bilac são apenas alguns dos grandes poetas brasileiros cujas palavras ecoarão no Bar do Quebrado, no próximo dia 31.

E porque muita da poesia brasileira nos chega através da música, nada como a noite continuar com uma sessão preenchida pelas sonoridades do outro lado do Atlântico, a cargo do DJ Ricardo Rosado (PDJ).

* “A poesia anda por aí…” é um projeto da Câmara Municipal de Peniche (Pelouros da Cultura e da Solidariedade Social), herdeiro das sessões de poesia que foram tendo lugar na Biblioteca Municipal, nos últimos quinze anos, nomeadamente os projetos “Poesia na Garagem” e “Estações de Poesia”. Em março de 2010 descentralizámos estas sessões e, desde então, a poesia tem sido dita e ouvida em diversas coletividades e instituições, em mais de 30 sessões, realizadas por esse concelho fora.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.