Programa Crescer em Segurança

Programa Crescer em Segurança [+] Fotos

Crescer em Segurança designa o programa, no âmbito da Educação para a Segurança, promovido pela Câmara Municipal de Peniche.

Através do Pelouro da Educação, Pelouro do Trânsito e do Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho de Peniche, realizaram-se um conjunto de atividades com o objetivo prevenir acidentes, promover a segurança infantil e educar para comportamentos de prevenção.

Destacam-se os três eixos essenciais:

1. Intervenção na sala de aula - componente pedagógica/formação da comunidade educativa;
  2. Análise e intervenção na envolvente do espaço escola - análise de riscos/melhorar equipamentos de primeira intervenção;
  3. Plano de prevenção e emergência - colaboração na execução.

A comunidade educativa representa o elemento-chave de toda a intervenção. Para que os objetivos sejam alcançados contamos com o envolvimento dos professores titulares, dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e dos alunos. Por considerarmos fundamental a intervenção pedagógica, todas as ações são planeadas em articulação com os agrupamentos de escolas.

No âmbito deste programa surgiu o projeto de Prevenção Rodoviária, que assinalou o “Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante”, tendo sido distribuídos materiais pedagógicos aos alunos (3.º e 4.º anos) – “Manual do Aluno”, aos professores (titulares e AEC) – "Guia do Professor".

Neste âmbito, realizaram-se ações de rua com a presença do Vice-Presidente e de Técnicos da Câmara Municipal promovidas em colaboração com Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública. Estas ações pretendem sensibilizar as crianças para os comportamentos a adotar na via pública, alertar para os perigos existentes, aprender e respeitar as regras de boa utilização do espaço rodoviário, bem como conhecer a principal sinalética existente na via pública. As crianças alertaram e sensibilizaram os condutores para questões de segurança rodoviária, tendo explicado e entregue a cada condutor um folheto informativo.