Campanha Oficial de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica

Peniche dá início à campanha de vacinação anti-rábica e de identificação eletrónica a 21 de Setembro.

Para os gatos, a vacinação antirrábica é facultativa, mas nos cães, com mais de três meses de idade, é obrigatória. Peniche avança, à semelhança do que tem sido realizado em anos anteriores, com o programa de vacinação em todas as freguesias do concelho, a partir do dia 21 de Setembro, tal como já divulgado nos espaços municipais, juntas de freguesia e “site” do Município.

Nos dias assinalados no edital (em anexo), o médico veterinário municipal desloca-se às freguesias e administra a vacinação aos animais ali apresentados, após avaliação clínica dos mesmos e seguindo igualmente as diretrizes da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

No entanto, se não conseguir estar presente na data calendarizada, o canil do Município de Peniche, sito na Zona Industrial da Prageira, nos armazéns dos Serviços de Higiene e Limpeza, realiza a campanha todas as quartas-feiras a partir das 14h.

A vacinação tem um custo de cinco euros, em qualquer data, e confere imunidade ao animal por um período de um ano, enquanto o boletim sanitário de cães e gatos custa um euro. Estão isentos destas taxas os cães-guia, cães guarda de estabelecimentos do Estado, de corpos administrativos, de instituições de beneficência e de utilidade pública, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os das autoridades militares, militarizadas e policiais sem assistência clínica privativa.

Em simultâneo, pode também colocar o microchip (sistema de identificação eletrónico) no animal, suportando um custo de 13 euros.

A vacina pretende evitar a presença de raiva ou outras zoonoses (sarnas, tinhas e leishmaniose)  nos animais. “A raiva é uma zoonose, ou seja, é uma doença transmissível ao homem, sem tratamento após os primeiros sintomas, tendo por isso uma taxa de mortalidade perto de 100%”, sendo que atualmente ainda morrem 55 000 pessoas com raiva todos os anos, pelo que  a “profilaxia é a melhor solução”.

Os detentores de animais que não procederem à vacinação, incorrem em contraordenação e podem sofrer coimas entre os 50 e os 45 mil euros.