Lista para Memorial dos Presos Políticos de Peniche em consulta

Lista para Memorial dos Presos Políticos de Peniche em consulta
Vista do Bloco C - Cadeia do Forte de Peniche

No 40º aniversário do "Pronunciamento das Caldas", o Município de Peniche e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) apresentam, para consulta pública, a lista provisória dos presos que estiveram na Fortaleza de Peniche durante a ditadura fascista, época em que este monumento albergou uma prisão política.

Esta listagem, igualmente divulgada na Exposição "Forte de Peniche - Lugar de Repressão, Resistência e Luta", patente no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, conta atualmente com 2491 nomes e dela resultará a edificação de um memorial a inaugurar neste imóvel em abril de 2015. Com este projeto pretende-se homenagear publicamente os cidadãos que estiveram presos nesta prisão política, enquanto testemunho da luta pela Liberdade e pela Democracia

O projeto de edificação do Memorial integra as Comemorações do 40º Aniversário da Revolução de Abril. Esta evocação vem no sentido da valorização da memória da luta antifascista associada à Fortaleza de Peniche, concretizando um dos objetivos que o Município de Peniche e a URAP definiram em 27 de abril de 2007, aquando da assinatura de protocolo de colaboração.

A lista provisória, que se divulga publicamente, pode ser consultada no link abaixo. Solicita-se que a introdução de novos nomes, alterações e/ou retificações à lista sejam apresentadas através do preenchimento do formulário disponível em www.cm-peniche.pt/Form_MemorialPresosPoliticosPeniche, até 30 de junho de 2014.

Para mais informações, pode ser contactado o Museu Municipal de Peniche, através do email memorialdospresospoliticosdepeniche@cm-peniche.pt e pelo telefone 262 780 116.

> Lista para consulta (pdf)


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.