PENICHE - Alunos do Estúdio Municipal de Dança assistem ao bailado "Romeu e Julieta"

PENICHE - Alunos do Estúdio Municipal de Dança assistem ao bailado
Alunos do Estúdio Municipal de Dança assistem ao bailado "Romeu e Julieta" [+] Fotos

Na sequência da programação do ano lectivo 2010/11, do Estúdio Municipal de Dança (EMD), os alunos das turmas B, B1, C e C1, num total de 45 alunos, acompanhados pela Professora Ana João Silva, realizaram, no passado dia 3 de Abril, uma visita de estudo ao Teatro Camões, em Lisboa, para assistir ao bailado “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, interpretado pela Companhia Nacional de Bailado.

Esta actividade teve como objectivos:

• possibilitar aos alunos assistir a um bailado clássico profissional, incrementando a capacidade de observação e espírito crítico;
  • estimular e desenvolver a sensibilidade estética e criativa em relação a esta arte, praticada por estes a um nível académico.
Tratou-se de uma experiência extremamente enriquecedora, merecendo uma resposta bastante positiva por parte dos alunos, que reforçaram o desejo de a repetir.
O EMD, equipamento instalado na Fortaleza de Peniche, conta com 113 alunos, entre os 4 e os 34 anos, corporizando um projecto que tem como finalidade oferecer às crianças e jovens do concelho um contacto directo com a Dança. Nesta escola exploram-se vários estilos de Dança, sendo a principal a técnica de dança clássica, também conhecida por Ballet.

O grau de dificuldade e a técnica vão aumentando conforme a idade, começando com passos básicos simples apelando à criatividade nos primeiros graus, evoluindo para exercícios estruturados, mais técnicos, trabalhando o corpo num espaço tridimensional, em que a postura, controlo de movimentos e a graciosidade estão no centro da aprendizagem, explorando o corpo nas suas várias possibilidades desenvolvendo criatividade de cada um.