CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE MERGULHO

Campanha de Prevenção de Acidentes de Mergulho

As Lesões Vertebro medulares por mergulho são uma entidade englobada num contexto mais abrangente da traumatologia, o traumatismo vertebro medular (TVM), cujas lesões originadas estão geralmente associadas a elevadas taxas de morbilidade/mortalidade anuais em todo o mundo mas com incidência particularmente elevada em Portugal face ao panorama europeu.

As causas mais comuns do TVM são, para além do mergulho, os acidentes de viação, as quedas, os traumatismos com armas (principalmente as de fogo) e as actividades aquáticas de desporto/lazer. No que se refere à localização destas lesões na coluna vertebral, o segmento cervical é o mais afectado devido às suas particularidades físicas e biomecânicas, com predominância dos níveis C2 e de C5 a C7.

Os doentes com lesão neurológica completa que sobrevivem ao acidente têm um maior risco de morte nos dois primeiros anos após o traumatismo, sendo este risco maior para os doentes com danos neurológicos mais graves. Com sobrevidas médias de 7,4 anos as causas de morte estão geralmente associadas a outras intercorrências que geralmente se desenvolvem como por exemplo pneumonias, doenças cardíacas isquémicas e doenças urogenitais, para se perceber da gravidade deste tipo de traumatismos. Por outro lado a incapacidade funcional que muitos apresentam tem um enorme impacto na vida destes doentes não só sob o ponto de vista de relação social e profissional mas de uma forma muito particular na esfera psicológica consequência dos deficits motores após lesão medular parcial ou total. O impacto económico deste tipo de traumatismos, apesar de não claramente calculado em Portugal, é também um factor a ter em conta nesta problemática, com exemplos como o dos Estados Unidos da América (gasto estimado de 9,73 mil milhões de dólares em 2005 com estes traumatismos) a mostrarem o quão relevante é este assunto na economia de um sistema de saúde ou familiar.

É neste contexto que o trabalho “Traumatismos Vertebro medulares por mergulho – estudo prospectivo em Portugal” foi realizado pelo Dr. Ricardo Prata (tese de mestrado da FML) e o Prof. Doutor Jorge D. Mineiro em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia. Os dados obtidos de forma prospectiva na época balnear de 2012 em Portugal foram os primeiros do género a serem colhidos e permitiram colmatar a falta de literatura existente no nosso país acerca da real incidência destes traumatismos, bem como caracterizar a população neles envolvida e todo o processo decorrente desde o acidente até à alta hospitalar para o domicílio ou centro de cuidados continuados. A incidência predominante é nas faixas etárias mais jovens, com 43% dos acidentes em jovens até aos 19 anos e 72% se considerarmos os traumatizados até aos 29 anos. Estes dados demonstram que é a população jovem a que mais sofre este tipo de traumatismos com consequências graves e permanentes na sua saúde, nomeadamente pela elevada incapacidade motora/sensorial facto esse que condiciona uma longa dependência de cuidados prestados por outros para quase todas as actividades da vida diária. Ao grande impacto psicológico associado a esta situação junta-se o impacto económico correspondente às hospitalizações frequentes, intervenções do foro médico e cirúrgico, fármacos, reabilitação lenta morosa e crónica para além da adaptação ao meio envolvente do doente e à nova condição física, o que explica as altas verbas despendidas no tratamento de lesões que podem ser evitadas.

Por todos os motivos acima descritos, consideramos essencial apostar na prevenção dos traumatismos vertebro medulares por mergulho num país como Portugal, de forma a diminuir a casuística nacional e com assim evitar que mais jovens vejam as suas perspectivas e sonhos futuros desaparecerem após este evento trágico e que pode ser totalmente prevenido.