Ciclo de Conferências S.O.S. “Salvar Ondas e Orlas Costeiras - Exemplos da Califórnia”

Peniche, 5ª feira, dia 17 de Fevereiro, Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal.

Ericeira, Lisboa, Peniche e Figueira da Foz vão ser as anfitriãs do primeiro ciclo de conferências organizado pelo S.O.S. - Salvem o Surf. Este evento, dedicado à temática da protecção das ondas e das zonas costeiras (abrangendo aspectos técnicos, legais e ambientais), irá proporcionar uma oportunidade única de conhecer o trabalho desenvolvido por duas personalidades do mundo do surf e do activismo ambiental: Mark Massara, advogado e Director do programa costeiro do Sierra Club (que assegurou a preservação da praia icónica de Trestles), e João De Macedo, conhecido surfista Lusitano de ondas grandes e co-fundador do programa de Reservas Mundiais de Surf.

As conferências são de admissão gratuita e contam igualmente com a participação do Professor Pedro Bicudo que, enquanto presidente do S.O.S., partilhará exemplos de “ondas perdidas” para o surf em Portugal.

A Ericeira foi o local escolhido para o início do ciclo “Salvar Ondas e Orlas Costeiras - Exemplos da Califórnia”, que terá lugar no dia 12 de Fevereiro, sábado (às 18 horas), na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva. O programa desta conferência irá incluir também a apresentação da candidatura da Ericeira a Reserva Mundial de Surf, pelo Eng. Hélder Sousa Silva, Vereador da Câmara Municipal de Mafra.

A segunda conferência será realizada em Lisboa, no dia 14 de Fevereiro, segunda-feira (às 19 horas), no Instituto Superior Técnico, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar.

No dia 17 de Fevereiro, quinta-feira é a vez de Peniche que receberá esta iniciativa no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal (às 18 horas). A moderação da conferência será assegurada pelo Presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.

Para finalizar o ciclo de conferências, será organizada uma quarta sessão na Figueira da Foz, no dia 19 de Fevereiro, sábado (às 17 horas), no Centro de Artes e Espectáculos. Desta feita, o programa contará também com a contribuição do surfista local Eurico Gonçalves, sobre a perspectiva de integração do surf na dinâmica local da cidade.

As conferências S.O.S. contam com o apoio institucional da Câmara Municipal de Mafra, da Junta de Freguesia da Ericeira, do Instituto Superior Técnico, da Câmara Municipal de Peniche e da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Esta iniciativa é patrocinada pela Quicksilver Foundation, Peniche Surf Camp, Surfcastle, Baleal Surf Camp e pela Xcult Surfboards. Conta também com o apoio da Fuel TV como media partner.

Contamos também com o apoio à divulgação de:

Surf Portugal
Beach Cam
Ocean Look
Free Surfer Magazine
Jornal de Peniche
ONFIRE SURF MAG
Overpower Club
Revista Ponto Norte
SOUP
Surf Total
Vert Mag