50 estudantes de todo o País à descoberta do Mar, num programa fascinante.

Semana Tanto Mar 2013

A 4ª edição da Semana Tanto Mar, que visa despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar, vai ter início no próximo dia 31 de agosto na Escola Naval, no Alfeite e continua a partir do dia 2 de setembro em Peniche. Do surf à pesca, da ciência ao mergulho, do ambiente à história, será uma semana em cheio para 50 jovens de todo o País.

Como vai funcionar a Semana Tanto Mar?

A semana Tanto Mar, de 31 de agosto a 7 de setembro, inclui no seu programa um conjunto de atividades muito variadas, em torno do Mar e das suas potencialidades.

Assim, os 50 participantes conhecerão a Escola Naval, navios da Marinha, fortaleza de Peniche, a história do naufrágio do San Pedro Alcântara. Terão ocasião de conhecer a Berlenga, Reserva da Biosfera da UNESCO, com batismo de mergulho e visita ao farol. Terão a experiência única de um dia de escola de surf. Conhecerão o porto de pesca Peniche e os estaleiros navais. Mergulharão nas atividades laboratoriais relacionadas com a biotecnologia marinha, com a aquacultura ou com a restauração.

Estas serão algumas das atividades inesquecíveis que os jovens participantes na Semana Tanto Mar terão ocasião de viver.

Os participantes ficarão alojados no Hotel-Escola da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.

Quem são os participantes?

50 jovens de todo o país vão viver esta experiência única. Eles foram indicados pelas direções das suas escolas como seus representantes na Semana Tanto Mar. Os participantes têm entre 14 e 18 anos e provêm de todo o País.

Quem organiza?

A parceria Forum Estudante / Câmara Municipal de Peniche / Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar – Peniche (Instituto Politécnico de Leiria), no exercício da sua vocação de serviço de utilidade pública, assumiu como missão, contribuir para:

1. Aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal.
  2. Ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar, para que aumente o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos que dispomos.
  3. Apoiar as instituições públicas e privadas relacionadas com o Mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes.

Ao desenvolver o Programa Tanto Mar, a Forum Estudante, a Câmara Municipal de Peniche e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, procuram desenvolver uma ação plurianual continuada de promoção do Mar, junto dos estudantes dos níveis secundário e básico, tendo um ponto alto anual: a Semana Tanto Mar, em Peniche.

Quem apoia?

A Semana Tanto Mar tem o patrocínio principal da Caixa Geral de Depósitos.

Apoiam ainda a iniciativa, a Escola Naval, Marinha Portuguesa, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, DOCAPESCA, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Estaleiros Navais de Peniche, Escola Secundária de Peniche, Rip Curl, VIAMAR e HALIOTIS – Atividades Submersas.

O interesse desta iniciativa foi igualmente reconhecido pela Associação Oceano XXI, responsável pela promoção do “Cluster do Conhecimento e Economia do Mar”.

Porquê o Mar?

O Mar representa, para Portugal, a maior oportunidade de desenvolvimento, um recurso estratégico vital e uma marca de identidade incontornável. As novas gerações precisam de despertar para esta realidade.

A vasta área de águas territoriais, a extensão costeira e o posicionamento no Oceano Atlântico que dispomos oferecem potencialidades múltiplas, capazes de gerar oportunidades desde a energia à pesca, dos recursos turísticos à exploração mineral do subsolo oceânico, da atividade portuária à construção naval, não esquecendo a biotecnologia aplicada aos recursos biológicos marinhos. Isso permite um novo paradigma de desenvolvimento, centrado numa estratégia de eficiência coletiva e consubstanciada num “Cluster do conhecimento e economia do mar”[1].

Essa opção requer uma opinião pública esclarecida e motivada, capaz de entender e apoiar uma política pública de valorização do Mar. Para isso, a sensibilização cívica desde a infância é essencial. Por outro lado, necessita, para se concretizar, de capital humano suficiente e adequado. Da ciência à economia, dos serviços aos sectores industriais, as instituições que se relacionam com o Mar precisam de encontrar recursos humanos qualificados, capazes de assumirem todas as oportunidades geradas pelo cluster do Mar.

As novas gerações, aparentemente, não evidenciam um conhecimento suficiente do valor estratégico do mar para o futuro de Portugal, para além da sua dimensão de lazer e desporto, que muitos já cultivam. É necessário mobilizá-las para proteger e gerar desenvolvimento, a partir de um dos escassos patrimónios que terão ao seu alcance.

Portugal não pode continuar de costas voltadas para o Mar. As novas gerações terão que se virar para o Mar e encontrar aí as oportunidades para se realizarem, individual e coletivamente. O Programa Tanto Mar dará o seu contributo para essa viragem.

Para mais informações:

António José Correia (Câmara Municipal de Peniche) – presidente@cm-peniche.pt / 936 027 598
Rui Marques (Forum Estudante) – rmarques@forum.pt / 968 779 197
Sérgio Leandro (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leira) - sleandro@ipleiria.pt / 962 652 628