Município de Peniche integra o Projecto cIDADES

Cidades Amigas das Pessoas Idosas

No âmbito da Promoção da Cidadania Sénior e após o envio da manifestação de interesse, por parte da Associação Vida, o Município de Peniche passou a integrar o Projecto cIDADES.

Este projecto, promovido em Portugal, pela Associação VIDA, foi criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2005 e, visa identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas:

1. Prédios públicos e espaços abertos;
2. Transporte;
3. Habitação;
4. Participação social;
5. Respeito e inclusão social;
6. Participação cívica e emprego;
7. Comunicação e informação;
8. Apoio comunitário e serviços de saúde.

Em Portugal, o Projecto pretende envolver todos os municípios portugueses, instituições de ensino superior que actuem na área do envelhecimento e ainda instituições sociais dirigidas à população com 55 ou mais anos. Será criado um movimento nacional, que leve todos os seniores a envolverem-se na melhoria das condições que os seus municípios lhes oferecem.
O Projecto, que teve início em Junho do corrente ano, conta actualmente com mais de 100 concelhos aderentes, envolve 59 Câmaras Municipais, 7 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa.
A Câmara Municipal de Peniche é uma das instituições aderentes, pois num contexto de envelhecimento demográfico, o diagnóstico das condições que o município oferece à população idosa, é particularmente útil para uma actuação que vá ao encontro dos interesses efectivos das pessoas mais velhas.
No decorrer do Projecto serão dinamizadas várias acções, nas quais se insere o Workshop a realizar nos dias 13 e 14 de Janeiro, em Peniche, conforme programa em anexo.
O Projecto cIDADES, é promovido pela Associação VIDA, é co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian e irá decorrer até Dezembro de 2011.