Rota das Igrejas do Concelho de Peniche

Tendo como objectivo a valorização do património histórico-religioso e o desenvolvimento do turismo de índole cultural no concelho, a Câmara Municipal de Peniche lançou a Rota das Igrejas do Concelho de Peniche. Também com versão em inglês - English Version

Em virtude das suas características singulares, amplitude e importância, este projecto foi desenvolvido em parceria com cinco entidades, às quais estão associados os diversos imóveis históricos integrados nesta rota, a saber: a Paróquia de Peniche, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Leonardo de Atouguia da Baleia, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Serra d’El-Rei, a Santa Casa da Misericórdia de Peniche e a Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia.

Amanhã, dia 21 Julho de 2009, às 10h00, serão assinados os Acordos de Parceria entre a Câmara Municipal e as entidades parceiras, numa cerimónia aberta ao público a realizar no Edifício dos Paços do Concelho, onde estarão presentes os representantes destas entidades e os presidentes das juntas de freguesia do concelho directamente envolvidas.

Esta Rota integra ao todo 11 templos do concelho, que se encontrarão abertos num horário pré-determinado, sendo possível visitá-los e obter um conhecimento mais aprofundado sobre a sua história. Para o efeito, foram contratados estagiários, ao abrigo do programa de Estágios de Qualificação-Emprego, que irão assegurar a abertura e encerramento e a vigilância das igrejas e capelas da Rota, para além de prestarem informações aos visitantes. Paralelamente, estará disponível uma BROCHURA INFORMATIVA contendo informações diversas relativas a cada um destes imóveis.

Como referido anteriormente, integram este projecto 11 imóveis a saber: na cidade de Peniche constam as Igrejas de Nossa Senhora da Ajuda, de S. Pedro, de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de Nossa Senhora da Remédios e a Igreja da Misericórdia de Peniche; na Vila de Atouguia da Baleia integram a Igreja de S. Leonardo, de Nossa Senhora da Conceição e da Misericórdia; ainda na freguesia de Atouguia da Baleia, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, no lugar com o mesmo nome; na Serra d´El-Rei, a Igreja de S. Sebastião; e, na península do Baleal, freguesia de Ferrel, a Ermida de Santo Estêvão.