Cadeia do Forte de Peniche evocada em livro - URAP edita obra sobre a antiga cadeia política

Cadeia do Forte de Peniche evocada em livro - URAP edita obra sobre a antiga cadeia política
Cadeia do Forte de Peniche evocada em livro - URAP edita obra sobre a antiga cadeia política

No próximo dia 17 de junho, pelas 16h00, terá lugar na Fortaleza de Peniche a sessão de apresentação da obra “Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta”, editada pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

Esta edição, uma iniciativa da URAP, insere-se assumidamente no amplo movimento de opinião que se afirmou e prossegue, em defesa da preservação e renovação da Fortaleza de Peniche enquanto símbolo da repressão fascista e da luta pela liberdade. Trata-se de uma obra que procura divulgar um muito amplo e diversificado conjunto de textos e elementos informativos que, abrangendo outros temas sobre a Fortaleza, dão natural destaque às difíceis condições vivenciadas pelos presos políticos, às suas lutas e à sua coragem e dignidade sempre reafirmadas. Inclui ainda uma lista completa dos perto de 2500 presos que cumpriram penas na Cadeia do Forte de Peniche, enquanto modesta, mas sincera, forma de homenagear estes combatentes pela liberdade.

Esta sessão de apresentação da obra contará com a presença de Vítor Dias, autoria da obra e ex-preso político, José Pedro Soares, da direção da URAP e ex-preso político, e António Borges Coelho, professor universitário, historiador e ex-preso político.

O Município de Peniche possui desde 2007 um protocolo de colaboração com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses ao abrigo do qual tem sido realizados vários projetos e iniciativas no domínio da preservação, valorização e divulgação da memória história associada à antiga Cadeia do Forte de Peniche, que funcionou no espaço da Fortaleza de Peniche entre 1934 e 1974.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.