Parecer Surfrider Foundation // Rip Curl Pro Portugal

Parecer Surfrider Foundation // Rip Curl Pro Portugal

No seguimento do video publicado e dos comentários pouco abonatórios em relação ao Rip Curl Pro Portugal, segue um parecer da Surfrider Foundation, parceiro oficial do Rip Curl Pro Portugal e da Rip Curl Planet.

Foi solicitado este documento uma vez que se trata de uma Fundação com créditos provados e que, de forma isenta tem colaborado com a Rip Curl afim de, nos termos da sustentabilidade ambiental contribuirmos para um Meio Ambiente mais limpo e saudável.

É, Nosso compromisso, deixar a Praia mais limpa do que estava quando chegámos.
 
Obrigado
Rip Curl Pro Portugal
 
 

PARECER DA SURFRIDER FOUNDATION
 
 

Rip Curl Pro Portugal 2012, fase final

 

Exmos (as). Senhores (as)

 

A Surfrider Foundation Europe, através do seu Local Chapter no Porto, associou-se à Rip Curl para a promoção de actividades de educação e sensibilização ambiental, bem como para a monitorização e acompanhamento ambiental do evento.

A Rip Curl reforçou desta forma a ligação já existente com a Surfrider Foundation, procurando manter e melhorar o seu desempenho ambiental, bem como o compromisso com a protecção e defesa do meio ambiente.

Após o término do evento, iniciaram-se na passada semana as acções de desmontagem e limpeza da área ocupada, sob a supervisão não só das autoridades locais, mas também da Surfrider Foundation através dos seus voluntários locais. Dada a escala da estrutura, complexidade e morosidade do processo de desmontagem, não foi possível à equipa técnica terminar as operações de limpeza na passada sexta-feira (dia 26 de Outubro), pelo que se estenderam até à presente semana. Dado que as condições climatéricas no passado fim-de-semana não correspondiam a fenómenos climatéricos extremos que promovessem a dispersão dos resíduos e estruturas ainda presentes, não foi considerado urgente o fim destas acções.
 
É importante frisar que todo este processo é acompanhado não só pelas autoridades locais, como nacionais, respeitando todas as exigências legais e regulamentares aplicáveis. Desta forma as condições identificadas no passado fim-de-semana foram excepcionais e temporárias, encontrando-se desde já em fase de correcção, para que as condições anteriores e naturais, dentro do possível, sejam repostas.

 

A Surfrider Foundation enquanto ONGA e parceiro da Rip Curl manterá o acompanhamento do evento, colaborando com a Rip Curl no sentido de garantir o mínimo de impacte ambiental possível, o respeito pelo ambiente e comunidade local e finalmente a realização de um evento em sintonia com a natureza e com as suas ondas.

 

António Meireles

Surfrider Foundation Porto
 
 
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.