Lançamento do Centro Alto Rendimento de Peniche - Surf

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, presidiu, no passado dia 14 de Fevereiro, às 15 horas, no Auditório Municipal de Peniche, à cerimónia de lançamento do Centro de Alto Rendimento de Surf - Peniche. A cerimónia contou com as presenças do Presidente da Câmara de Peniche, António José Correia, e do Presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Guilherme Bastos.

O Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR – Surf) a construir em Peniche localizar-se-á relativamente próximo das praias de Supertubos, Molhe Leste, Baia e Lagido, locais sobejamente reconhecidos pelas características ideais para a prática das modalidades de desporto de deslize (surf, bodyboard, longboard, kneeboard, kitesurf, etc). O modo de construção terá em conta a preservação dos ecossistemas dunares, característicos da zona em que se insere, o enquadramento paisagístico, sendo assente em estacaria, com piso e fundações em construção tradicional de betão e a superstrutura e o revestimento terão por base o elemento madeira. Incluirá também espaços exteriores cobertos e descobertos (arborizados e pavimentados) e estacionamentos.

A forma do edifício protegerá dos ventos dominantes de Norte, criando uma área ampla através de plataformas de acesso e planos verticais de sustentação simulando as “dunas” e um “set”. O “Spot”, local e sítio da onda e do CAR – Surf é assinalado com um “X”, sendo essa a marca que formaliza a imagem do edifício e definirá a ligação entre as 4 áreas independentes. As incluem uma área técnico-desportiva, residencial, uma área social e administrativa, complementadas por um espaço polivalente direccionado para a ocupação de tempos livres, realização de jogos e animações. Está previsto a instalação de um sistema de colectores solares para aquecimento das águas quentes e do meio ambiente.

A área técnico-desportiva será constituída por 2 salas de aquecimento/laboratório, 2 salas polivalentes de formação, vestiários/balneários/sanitários para atletas e técnicos distintos mas que integram as instalações da sauna, sala de massagens, e sala de apoio médico/1ºs socorros, sendo este conjunto complementado por um hangar para arrecadação das pranchas e outro material náutico.

A área residencial dispõe de 6 quartos para 4 pessoas e 1 quarto para 6 pessoas, que são servidos por instalações de apoio colectivas (vestiários/balneários/sanitários), podendo deste modo o CAR – Surf acolher 30 pessoas entre técnicos e atletas. Os quartos dispõem de uma pequena antecâmara onde de um lado se localiza um armário para arrumo de roupas e pertences e do outro se podem guardar as respectivas pranchas.

A área social compõe-se da sala de refeições/bar dimensionada para 30 pessoas e um espaço comercial, nas costas do qual se situa o centro de interpretação ambiental.

Na área administrativa localizam-se a recepção/administração, 4 gabinetes, 1 sala de reuniões, e as instalações sanitárias de apoio geral.

O CAR – Surf de Peniche será integrado numa uma rede de centros de alto rendimentos dedicados à modalidade do Surf a edificar nos concelhos de Viana do Castelo, Aveiro, Nazaré, Sintra, Almada e Vila do Bispo.

Dados adicionais:

- Área de intervenção de 6100m²;
- Área de implantação total de 1562,10m²;
- Área de implantação do edifício de 915,70m²;
- Área bruta de construção de 915,70m²;
- Área exterior pavimentada do edifício de 636,80m²;
- N.º de pisos: 1
- Cércea de 4,5m;
- Estimativa orçamental: €1 031 998,95
- Prazo de execução: 10 meses (após consignação)