PENICHE: O melhor peixe é…

PENICHE: O melhor peixe é…
Concurso de desenho – 1º ciclo do ensino básico

Aliando a alimentação à preservação dos recursos marinhos, esta iniciativa pretende de modo efectivo sensibilizar e educar os mais novos para a importância de uma alimentação saudável, assim como para a preservação dos recursos marinhos.

“O melhor peixe é…” irá promover um concurso de desenho ao nível dos alunos do ensino básico do concelho de Peniche, cujo lançamento decorrerá no próximo dia (27 de Abril 2011) na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria (Peniche). Na sessão de lançamento, o Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM – ESTM) irá apelar à escolha responsável do peixe a consumir e à preservação dos recursos marinhos, através da descrição das principais espécies de peixe capturadas e consumidas em Portugal, o ciclo de vida associado, bem como as suas principais ameaças.

De acordo com o Site Prove Portugal (www.proveportugal.pt), “em Portugal são anualmente capturadas mais de 60 mil toneladas de sardinha, o que representa cerca de 40 por cento do total do pescado nacional. Cerca de 100 gramas de sardinha garantem até 2,5 gramas de ácidos gordos ómega 3. Os valores superam os encontrados no salmão, atum, arenque e bacalhau, bem como a dose diária recomendada (1 grama) para prevenção primária da doença cardiovascular”.

A sardinha portuguesa viu recentemente ser-lhe atribuída a certificação de qualidade MSC (Marine Stewardship Council). A obtenção desta certificação por parte da sardinha portuguesa, a única espécie da Península Ibérica e a 60ª a nível mundial a possuir tal certificação, comprova a existência de práticas que tendem a minimizar o impacte ambiental causado e que contribuem para a sustentabilidade desta pescaria.

Na prática, pretende-se que estas práticas sejam continuadas e adoptadas por todos os operadores (produtores e industriais), de forma a aumentar a cadeia de valor da sardinha portuguesa. Este processo é de extrema relevância para a economia local de Peniche, em virtude do número significativo de activos existentes que dependem directamente da pesca (1500 a 1700) e ao volume de pescado transaccionado em lota, que fazem de Peniche o porto de pesca mais importante a nível nacional.

A presente iniciativa surgiu de um desafio lançado pela empresa Profresco, a qual, no âmbito da sua responsabilidade social, pretende promover a boa alimentação do público em geral, e em especial das crianças. “O melhor peixe é…”, insere-se igualmente na Estratégia Municipal para o Mar do Município de Peniche (Eixo - Promoção do ensino e divulgação nas escolas de actividades ligadas ao Mar, Acção - Promover a divulgação nas escolas dos temas mar e oceano, nas suas vertentes: histórica, cultural, social, económica, científica e ambiental).

“O melhor peixe é…” é uma organização da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Instituto Politécnico de Leiria, Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM - ESTM), Câmara Municipal de Peniche e Profresco e conta com o apoio da Liga para a Protecção da Natureza, Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, Flying Sharks, Haliotis, Associação Comercial, Industrial e Serviços do Concelho de Peniche.

Objectivos:
Promoção junto dos mais jovens da alimentação saudável à base do consumo de peixe e preservação dos recursos marinhos
 
Público-Alvo:
Esta iniciativa é dirigida aos alunos 4ºano do ensino básico do Concelho de Peniche
 
Datas:
27 Abril 2011- evento lançamento na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche)
18 Maio 2011 - data limite para entrega dos desenhos 20 a 30 Maio 2011 - exibição dos desenhos finalistas (instalações da Profresco)
1 Junho 2011 - entrega dos prémios aos vencedores (Dia Mundial da Criança)


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.