Peniche Promove Segurança Através do Treino de Equipas de Emergência

Nos dias 28 e 29 de novembro o concelho de Peniche será palco de um simulacro efetuado no âmbito do curso de Pós-Graduação de Trauma, Emergência e Apoio Humanitário da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Esta iniciativa visa, não só testar a resposta a situações de emergência por parte das entidades envolvidas, mas também testar as competências adquiridas pelos alunos ao longo do curso.

Este simulacro, desenvolvido pela Escola Superior de Saúde de Leiria e pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, conta com a colaboração direta da Autoridade Marítima Nacional – Capitania Porto de Peniche; da Câmara Municipal de Peniche – Serviço Municipal de Proteção Civil, na pessoa do Comandante Operacional Municipal; dos Bombeiros Voluntários de Peniche e Óbidos e prevê a simulação de um conjunto de cenários de emergência.

No dia 28, às 14h30m, decorrerá um exercício de resgate de um banhista ao largo de Peniche, contando com a participação de uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos. Posteriormente, às 20h30m, haverá um exercício na casa escola dos Bombeiros Voluntários de Peniche, onde o grupo de salvamento em grande ângulo, em conjunto com os alunos da pós-graduação irão executar técnicas de autossalvamento por cordas.

Pelas 09h do dia 29, o cenário será uma derrocada de blocos em falésia, na zona sul da costa de Peniche, da qual resultaram várias vítimas.

O Município de Peniche acolhe esta iniciativa do Instituto Politécnico de Leiria num contexto de preparação das equipas de socorro para futuras e eventuais ocorrências reais.