Lançamento do Livro de Albertino das Neves - Grupo Desportivo de Peniche 60 Anos de História 1941-2001

O Município de Peniche apoia a cerimónia de lançamento do Livro de Albertino das Neves, intitulado “Grupo Desportivo de Peniche – 1941/2001 – 60 anos de história”, que terá lugar no próximo Sábado, dia 5 de Fevereiro às 19 horas, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

Albertino das Neves, grande colaborador do Clube do GDP, reuniu uma vasta informação sobre o mesmo e decidiu publicá-la em livro. A obra é composta por vários documentos e informação sobre a própria criação do Grupo Desportivo de Peniche, nomeadamente as actas da sua fundação, composição de todas as direcções, resultados desportivos de 60 anos e a composição de todas as equipas existentes. Dedica ainda um capítulo à perfeita relação existente entre o Clube de Peniche e o Clube da Cidade de Viseu. Refere igualmente alguns episódios da relação do Clube com as comunidades Penicheiras no estrangeiro, nomeadamente em Toronto, Canadá. Não descurando outras modalidades desportivas, Albertino das Neves completa a sua obra com toda a informação disponível referente à Pesca, ao Voleibol, ao Ténis de Mesa e ao Ciclismo, modalidade que serviu de lançamento do atleta Vitor Gamito à conquista da tão ambicionada Volta a Portugal em bicicleta.

A obra conta ainda com uma mensagem de Jorge Jesus, actual treinador do Sport Lisboa e Benfica, que na época de 1973/1974 defendeu as cores negro e rubro do Grupo Desportivo de Peniche, onde jogou por empréstimo do Sporting Clube de Portugal.

Com esta publicação, o autor vê concretizado um sonho. A autarquia através do seu Gabinete de Imagem procedeu a todo o trabalho de paginação e composição da obra, assim como todo o acompanhamento até à impressão final.

O Lançamento desta obra vem contribuir para que fique indelével a memória desta colectividade, que celebrou o seu 70º aniversário no passado dia 30 de Janeiro, homenageando todos aqueles que durante as sete décadas de existência do clube contribuíram para o seu crescimento.