50 jovens de todo o País à descoberta do Mar, num programa fascinante.

Semana Tanto Mar em Peniche

O Programa Tanto Mar, que celebra este ano a sua 5ª edição, tem vindo despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar e vai ter início no próximo dia 1 de Setembro, em Peniche. Do surf à pesca, da ciência ao mergulho, da inovação à história, será uma semana em cheio para 50 jovens de todo o País.

Como vai funcionar a Semana Tanto Mar?

A semana Tanto Mar, de 1 a 6 de Setembro em Peniche, inclui no seu programa um conjunto de atividades muito variadas, em torno do Mar e das suas potencialidades.

Assim, os 50 participantes conhecerão a fortaleza de Peniche, a história do naufrágio do San Pedro Alcântara e os achados da arqueologia sub-aquática (dia 1, Fortaleza de Peniche) e o contacto com o mundo da ilustração científica com o ilustrador Pedro Salgado; terão ocasião de conhecer a Berlenga, Reserva da Biosfera da UNESCO, com batismo de mergulho e visita ao farol (dia 3 Set); terão a experiência única de um dia de surf e de socorros a náufragos (dia 2 Set); mergulharão nas atividades laboratoriais relacionadas com a biotecnologia marinha, com a biologia marinha, com a aquacultura ou com a restauração (dia 5 Set. , na ESTM); experimentarão a vibração de um porto de pesca e de um estaleiro naval (dia 4 Set. a partir das 9h.30m Porto de Peniche) e contemplarão o rico património geológico da Península de Peniche (dia 6 set).

Os participantes ficarão alojados e farão as suas refeições na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria.

Estas serão algumas das atividades inesquecíveis que os jovens participantes na Semana Tanto Mar terão ocasião de viver. Além desta jornada em Peniche, o programa inclui ainda um fim-de-semana na Escola Naval, no Alfeite, nos dias 30 e 31 de Agosto, com um conjunto de atividades complementares, desde a visita a vários navios da Marinha Portuguesa, até a simulações de navegação, visitas ao museu da Marinha e conhecimento da oferta formativa desta Escola.

Quem organiza?

A parceria Forum Estudante / Câmara Municipal de Peniche/ Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria / Marinha Portuguesa, no exercício da sua vocação de serviço de utilidade pública, assumiu como missão, contribuir para:

1) Aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal.
2) Ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar, para que aumente o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos que dispomos.
3) Apoiar as instituições públicas e privadas relacionados com o Mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes.

Ao desenvolver o Programa Tanto Mar, a Forum Estudante, a Câmara Municipal de Peniche e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e a Marinha Portuguesa procuram desenvolver uma ação plurianual continuada de promoção do Mar, junto dos estudantes dos níveis secundário (1ª fase) e básico (2º fase), tendo um ponto alto anual: a Semana Tanto Mar, de 1 a 6 de Setembro, em Peniche.

A Semana Tanto Mar 2014 conta com o apoio do Grupo de Ação Costeira do Oeste - PROMAR, Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Docapesca – Portos e Lotas SA, FOR-MAR, Estaleiros Navais de Peniche e PPSC - Peniche Surfing Club, HALIOTIS e VIAMAR – Cabo Avelar Pessoa.

Porquê o Mar?

O Mar representa, para Portugal, a maior oportunidade de desenvolvimento, um recurso estratégico vital e uma marca de identidade incontornável. As novas gerações precisam de despertar para esta realidade.

A vasta área de águas territoriais, a extensão costeira e o posicionamento no Oceano Atlântico que dispomos oferecem potencialidades múltiplas, capazes de gerar oportunidades desde a energia à pesca, dos recursos turísticos à exploração mineral do subsolo oceânico, da atividade portuária à construção naval, não esquecendo a biotecnologia aplicada aos recursos biológicos marinhos. Isso permite um novo paradigma de desenvolvimento, centrado numa estratégia de eficiência colectiva e consubstanciada num “Cluster do conhecimento e economia do mar” (1).

Essa opção requer uma opinião pública esclarecida e motivada, capaz de entender e apoiar uma política pública de valorização do Mar. Para isso, a sensibilização cívica desde a infância é essencial. Por outro lado, necessita, para se concretizar, de capital humano suficiente e adequado. Da ciência à economia, dos serviços aos sectores industriais, as instituições que se relacionam com o Mar precisam de encontrar recursos humanos qualificados, capazes de assumirem todas as oportunidades geradas pelo cluster do Mar.

As novas gerações, aparentemente, não evidenciam um conhecimento suficiente do valor estratégico do mar para o futuro de Portugal, para além da sua dimensão de lazer e desporto, que muitos já cultivam. É necessário mobilizá-las para proteger e gerar desenvolvimento, a partir de um dos escassos patrimónios que terão ao seu alcance.

Para mais informações:

Sérgio Leandro (ESTM) – sleandro@ipleiria.pt

__________________________
(1) Aprovado no âmbito do COMPETE (QREN) e promovido pela Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar

> Fotos 5ª Semana Tanto Mar (2014) realizada 30 e 31 de agosto de 2014 na Escola Naval, no Alfeite e de 1 a 6 de setembro em Peniche

Em 2013 foi assim: