Câmara Municipal de Peniche concretiza prioridade à Educação - Aprovado lançamento de concurso para a construção do Centro Escolar de Atouguia da Baleia

Construção do Centro Escolar de Atouguia da Baleia

A Câmara Municipal de Peniche, na sua reunião ordinária do passado dia 4 de maio, aprovou por unanimidade o lançamento do concurso público para a construção do Centro Escolar de Atouguia da Baleia.

A estimativa orçamental associada a este Centro Escolar, e que inclui as infraestruturas da área envolvente, ascende a 3,545 milhões de euros, constituindo um projeto prioritário do município de Peniche a candidatar aos novos fundos comunitários.

O período para a apresentação de propostas terá início 30 dias após a publicação do referido concurso em Diário da República e a obra terá uma duração de 18 meses, a contar da data da sua adjudicação.

Este novo equipamento educativo localizar-se-á a poente da Urbanização Casal da Cruz, na vila de Atouguia da Baleia, num lote de terreno com uma área de intervenção de 7.600,82 m2. Abrangendo uma população escolar de 267 alunos, o novo Centro Escolar prevê a existência de um total de 11 salas de aula, sendo 8 destinadas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (idades entre 6 e 10 anos) e 3 salas destinadas aos alunos do Jardim de Infância (idades entre 3 e 6 anos).

Ao nível dos espaços exteriores, o projeto pretende potenciar a diversidade de atividades lúdicas em zonas de recreio cobertas e descobertas, diferenciadas através das faixas etárias correspondentes – Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Na conceção da proposta foram definidas soluções construtivas que visam promover a sustentabilidade energética e ambiental da intervenção, bem como a eficiência sustentável das condições de manutenção e dos custos de exploração.

Na sequência das negociações promovidas com os proprietários dos terrenos necessários à construção do Centro Escolar, a Câmara Municipal de Peniche aprovou, em reunião do passado mês de fevereiro, os projetos referentes ao loteamento da Unidade de Execução associada à construção deste equipamento.