Pelo terceiro ano consecutivo - Município de Peniche dinamiza disciplina de Conservação e Restauro em parceria com a Universidade Sénior

Município de Peniche dinamiza disciplina de Conservação e Restauro em parceria com a Universidade Sénior [+] Fotos

No próximo dia 2 de fevereiro, pelas 14h00, terá lugar no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia a assinatura da renovação do protocolo de colaboração entre o Município de Peniche e a Associação Cultural Sénior de Peniche, entidade gestora da Universidade Sénior de Peniche, versando a dinamização pelo Município de uma disciplina de Conservação e Restauro no quadro da oferta letiva proporcionada por esta entidade no presente ano letivo.

Esta disciplina, que integra a oferta educativa da Universidade Sénior de Peniche desde o ano letivo 2012/2013, é lecionada pelo Dr. Jorge Martins, técnico superior de Conservação e Restauro ao serviço da autarquia. Neste âmbito, o município disponibiliza igualmente as instalações do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, espaço onde se localiza o laboratório de conservação e restauro da Rede Museológica Municipal, para a realização das aulas de fundo prático.

O programa da disciplina de Conservação e Restauro, integrada na componente de formação da Universidade Sénior de Peniche, cobre um vasto leque de temáticas, repartidas por duas fases: aprendizagem de conhecimentos básicos de conservação de materiais e metodologias de salvaguarda; e aplicação dos métodos e técnicas básicas da Conservação e Restauro. Foi frequentada em 2013/2014 por catorze alunos (número máximo disponibilizado à USP), tendo sido intervencionadas peças levadas pelos próprios, essencialmente de metal, num total aproximado de vinte trabalhos.

A disciplina de Conservação e Restauro tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento das vertentes pessoal e social de cada aluno, oferecendo-lhe as ferramentas para a execução de tarefas básicas no âmbito da disciplina, concorrendo para a divulgação de boas práticas na conservação de bens culturais.