Atividades náuticas gratuitas, cultura, reconhecimentos, emoção e visita aos investimentos de regeneração urbana no montante total de 7,6 M€

5 de agosto - Peniche assinala Dia do Município

Peniche - Dia do Município - 5 agosto 2013

O Município de Peniche comemora mais um aniversário do concelho no próximo dia 5 de agosto.

Das iniciativas incluídas no programa das comemorações destaca-se, durante a manhã, a realização de uma visita às obras realizadas no âmbito da Parceria para a Regeneração Urbana, contando com a presença do senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e do senhor Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Pedro Saraiva. Recorde-se que no âmbito da Parceria para a Regeneração Urbana foram aprovados avultados investimentos em Peniche, com cofinanciamentos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional com taxas de 80% e 85%, com destaque para:
  • As obras de Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase, com um investimento total de 5.192.453,44 euros;
  • A construção da Sede do Clube Naval de Peniche, com um investimento total de 316.507,35 euros;
  • A construção da Sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche, com um investimento total de 412.511,59 euros;
  • A recuperação da Igreja de S. Pedro, com um investimento total de 775.000,00 euros;
  • A construção do Centro de Recursos para a Inclusão da Cercipeniche, com um investimento total de 466.014,00 euros;
  • O projeto “Promover a Saúde com os Idosos”, promovido pela “Acompanha”, com um investimento total de 19.781,88 euros;
  • A recuperação do Edifício António Bento (futuro Museu das Rendas de Bilros), com um investimento total de 623.676,46 euros;
  • A construção do Museu Paroquial, com um investimento total de 185.000,00 euros;
  • O projeto "Convenção Sou de Peniche", promovido pela ADEPE (com um investimento total de 15.000,00 euros.

Também durante a manhã decorrerão, em paralelo, atividades náuticas gratuitas no Fosso da Muralha/Portinho do Meio, proporcionadas pelo Península de Peniche Surf Clube, pela CerciPeniche, pelo Centro de Canoagem do Oeste, pela Federação Portuguesa de Canoagem e pela empresa Fibramar, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Peniche e do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.

Durante a tarde, a partir das 17h30, terá lugar a sessão solene, na Capela de Santa Bárbara, na Fortaleza de Peniche, onde serão reconhecidas personalidades e entidades de 5 áreas distintas: Cultura, Desporto, Formação/Educação, Economia e Comunicação Social.

Será agraciado, na categoria “Cultura”, o Musical “Peniche, Terra Mãe”, que brindará todos os presentes com uma atuação, no início e no final do evento. Na categoria “Desporto” serão reconhecidos a Associação de Desporto Amador de Peniche (pelas mais de 4 décadas a promover e a dinamizar o futebol amador em Peniche), Victoria Kaminskaya (campeã Nacional de Natação), David Caldeirão (Atleta do Peniche Amigos Clube e Duplo Campeão Nacional de Triatlo), Márcio Neves (Atleta do Peniche Amigos Clube e Campeão do Mundo de Triatlo - Ironman), Hélder Cabral (futebolista vencedor da Taça de Portugal 2012/2013 ao serviço da Académica), João Correia, Mestre de Tekwondo e principal dinamizador da modalidade em Peniche e Hélder Gomes, Medalha de Bronze de Taekwondo nos Jogos Surdolímpicos 2013.

Na categoria “Formação/Educação” o reconhecimento cabe este ano à Escola Secundária de Peniche, pela criação do Curso Técnico de Segurança e Salvamento em Meio Aquático. Durante a cerimónia serão ainda entregues os certificados aos alunos que terminaram o curso com aproveitamento.

Às empresas Disgelo e Nigel será entregue o Prémio de Reconhecimento de “Economia”, pelos importantes investimentos recentemente realizados na modernização das suas unidades fabris.

Na área da “Comunicação Social”, será distinguida a 102 FM Rádio pelos 5000 dias de emissão.

A sessão continuará com a assinatura de 3 protocolos. O primeiro entre o Município de Peniche e o Península de Peniche Surf Clube com vista a estabelecer uma colaboração entre as duas entidades nos domínios da formação, da investigação, do desenvolvimento e da promoção do Surfing, bem como na divulgação da prática segura das diferentes modalidades de Surfing, permitindo ao Península de Peniche Surf Clube passar a sediar-se e desenvolver as atividades previstas no protocolo, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche.

O segundo, entre o Município de Peniche e a União de Resistentes Anti-Fascistas com vista à dinamização de um programa local evocativo da fuga de Álvaro Cunhal da Fortaleza de Peniche, a decorrer neste espaço, nos dias 3 e 4 de janeiro de 2014. O terceiro protocolo será assinado entre o Município de Peniche e a Escola Secundária de Peniche de modo criar condições para a instalação de um novo Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), no âmbito da dinamização conjunta dos dispositivos de educação e formação escolar e profissional, tendo em vista o aproveitamento recíproco de potencialidades e complementaridade de atividades destas duas entidades.